uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A última dança
welcome to the machine
Eu queria respirar fumaça
brasileirinho
Dracula woud like
O que você vê?
Falar o que??
Eu cá com meus botões...
All the statistics have blown my mind
Serenity now!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Temperados com Sazon
André - 23 novembro 2008 - 21:43
Vicky Cristina Barcelona
4/5

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen

Elenco:
Scarlett Johansson (Cristina)
Rebecca Hall (Vicky)
Javier Bardem (Juan Antonio)
Penelope Cruz (Maria Elena)

Vicky e Cristina são duas americanas que viajam para passar o verão em Barcelona. Então surge um pintor que seduz as duas, depois uma pintora, aí a coisa toda vira uma bagunça e ninguém é mais de ninguém.

Woody Allen é um cara esperto: pegou uma história sobre amor idealizado e a levou para a sedutora cidade de Barcelona, com sua arquitetura complexa, sua intensidade e seu "time da década" que nem mesmo conseguiu vencer o Sport Club. Mas enfim. Desde o início, descobrimos no filme quem são os racionais (Vicky e seu noivo/marido Doug), os passionais (Javier e Maria Elena) e os nãosabemoquequeremdavidaais (Cristina). O que o diretor/roteirista faz, então, é martelar esses clichês pra ver até onde eles duram.

Vamos pegar Cristina, por exemplo. Ela é uma aspirante a qualquer coisa, que não sabe o que quer mas sabe o que não quer, e encontra em Javier uma oportunidade da vida "liberal" à qual a loirinha (acha que) deseja - afinal, o cara é pintor, espanhol, passional, intenso e já ganhou um Oscar. Mas uma vez que isso se concretiza, o que sobra da fantasia? Seria essa paixão algo temporário ou, pior, destrutivo? O quanto desse desejo é real e o quanto é apenas escapismo da cultura na qual ela vive? É inevitável identificar Cristina como uma garotinha que sonha com a vida intelectual do velho continente e vai atrás de uma relação "desprendida das regras". Só que em determinado momento, as "regras" começam a pesar. Ou seja, o novo e intenso já não é mais tão atraente - seria o conto do príncipe encantado mais interessante?

O mesmo tipo de questionamento ocorre com as outras personagens, que acabam se questionando sobre o amor ideal que buscam e se ele realmente existe - com exceção dos homens que, seguros de seus papéis, praticamente ignoram a putaria ao redor (ou a incentivam, no caso de Javier). É no confronto entre a intensidade de Cristina e a praticidade de Vicky que a história do filme se desenrola, pois ambas descobrem que não são quem imaginavem ser. Tudo bem, Javier representa o estereótipo daquele cara sedutor, artista, que é apaixonado pela vida, e é esse ponto que atrai as duas mulheres. Mas uma vez que isso se torna comum, ainda há essa paixão? Talvez por isso a atração que Cristina sente pelo pintor vá diminuindo (afinal, ela tem uma relação propriamente dita com o sujeito) e a de Vicky vá crescendo (após uma noite de sexo no parque, tudo que sobrou pra ela foi a imaginação e um sujeito que veste a camisa pra dentro das calças).

Woody Allen é um cara esperto: pegou atrizes bonitas, colocou elas em uma Barcelona cheia de cores quentes e ensolarada, romântica, e criou uma história repleta paixão. O que poderia passar por pura sensualidade, na verdade explora os desejos mais íntimos das pessoas (segurança, estabilidade, loucura, admiração, etc). Talvez por isso o diretor tenha feito parecer que ao longo do filme se passou um ano, embora tenham sido só dois meses: é como se aquilo tivesse sido tão explosivo que cada dia valia por semanas. Antes da inevitável e necessária volta à "normalidade".

Marcadores:

Comentários: 2