uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Brasil x Bolívia.. considerações da transmissão
Decadência absoluta
Malditos Mocinhos!
Curtas
Ponto de vista
Pontos Corridos
Temperado
Other side
Drifting
Você sabe que está velho quando...

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Protótipo de Top 5
Leandro Corrêa - 11 setembro 2008 - 16:59
No último domingo 7 de setembro, chegando de carro a um pedágio próximo a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, fui abordado por um policial pedindo carona até o pedágio seguinte. "Claro, entra aí", respondi em modo piloto automático. Apesar dos escassos diálogos entre eu e o policial durante os 30 minutos seguintes (devido à minha pouca desenvoltura social com desconhecidos), aproveitei o momento para desenvolver um protótipo de como criar um Top 5 de Piadas Sobre Situações Constrangedoras.

Ele consiste, basicamente, numa seqüência de 5 temas diferentes para cada um dos itens do Top 5, começando pela piada mais trivial e terminando naquela mais elaborada. Abaixo, coloco o protótipo à prova para fins de exemplificação e aprimoramento.


Top 5 - Fatos sobre dar carona a um policial militar

Número 5 -- A trivial
O primeiro item do Top 5 funciona como uma introdução, sendo ideal lançar a tirada mais óbvia que você pensou. Por exemplo: "Na companhia de um policial, a viagem vai ser mais segura". O importante aqui é apresentar o clima das 4 piadas seguintes. "Aconteça o que acontecer, a lei está do meu lado" também é um bom começo.

Número 4 -- A de oportunidade
Pense em algum tipo de relação que possa aproximar piada e realidade. Era 7 de setembro, feriado nacional característico por desfiles militares e demonstração de patriotismo, e eu dava carona a um policial militar. Ou seja, naquele dia "eu estava literalmente servindo meu país".

Número 3 -- A maquiada
Não hesite em inventar coisas que não aconteceram: se a piada for boa, porque não maquiar os fatos? Durante a carona, várias músicas tocaram no rádio do carro; nenhuma, entretanto, rendeu piadas como "O clima ficou estranho quando começou a tocar Karma Police, do Radiohead" ou "Não poderia haver pior momento para começar a tocar Polícia, dos Titãs".

Número 2 -- A opinativa
Se você puder usar ironia para criticar a sociedade, a democracia e, porque não, a humanidade como um todo, faça isso. É o humor crítico. "Se eu estivesse bebendo uma lata de cerveja bem gelada, Sr. Policial, você me prenderia agora, me faria passar pelo teste do bafômetro antes de me prender ou abriria uma lata também?"

Número 1 -- A mais elaborada
Para fechar com chave de ouro, o segredo é usar a mais inteligente das sacadas (e não a mais engraçada), encerrando o Top 5 em grande estilo: "Com um policial no banco do passageiro, aquelas várias placas de estrada 'Velocidade controlada com radar' se tornam gramaticalmente corretas".

E então, o protótipo funciona?
Comentários: 2