uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Casualidades - Parte 4
2008 na veia
As melhores de 2007
Ah, esses publicitários...
O tempo passa, o tempo voa...
Casualidades - Parte 3
Sem direção
Você sabe que está velho quando...
Casualidades - Parte 2
2007 Sob as lentes

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Impre(n)ssões
André - 14 janeiro 2008 - 23:59
E foi a estréia. Não posso aqui analisar a atuação do seu primeiro jogo, pois vi apenas os melhores momentos, mas Alexandre Pato parece ter feito uma boa partida. Nem ruim, nem ótima, nem heróica, nem péssima. Fez um belo gol, mostrando habilidade e inteligência, e errou dois frente à frente com o goleiro, completamente livre. Ansiedade pela estréia, talvez.

O que realmente eu não entendo, que pra mim não faz sentido mesmo, é esse deslumbramento da mídia gaúcha com o piá. Sinceramente, não saquei. Por que tentar desesperadamente tornar o guri um ídolo dos gaúchos? Nem ídolo dos colorados ele é, imagino, já que não fez nada muito relevante no Sport Club. Pato foi o destaque do caderno de esportes da Zero Hora, com a manchete "O Dono do Show". Em entrevistas com personagens do futebol nacional (Felipão, Zagallo), os "jornalistas" fazem perguntas que começam dizendo "os gaúchos querem Pato na seleção". E querem?

Talvez a imprensa do Rio Grande do Sul, em todo seu bairrismo irritante, esteja querendo criar o novo Ronaldinho, para as pessoas mandarem e-mails dizendo que o melhor jogador do mundo é gaúcho, a melhor atleta de ginastica é gaúcha, a melhor modelo é gaúcha... Nesse caso, o Pato seria uma oportunidade para propagandear e alardear ainda mais esse regionalismo. É a única explicação para idolatrar um garoto que nasceu no Paraná e não tem absolutamente nenhuma identificação com os gaúchos. Não há nenhum resquício de jornalismo nessa glorificação que a mídia faz. Não há nenhum mérito do Pato em receber esse puxa-saquismo.

Acima de tudo, não há nenhum compromisso por parte de um veículo que, embora ressalte o gol que um novato fez em um jogo do Milan, apenas cita os 6 a 0 que o Manchester United aplicou no Newcastle. Nenhuma palavra sobre um gaúcho, natural de Porto Alegre, que vem se destacando bastante nos jogos da equipe inglesa e assumiu a titularidade. Nem sequer uma linha sobre suas belas atuações.

Felizmente, o futebol vai além das mesas redondas na TV e dos comentaristas nos jornais. Enquanto a imprensa está deslumbrada inventando a "patomania", enquanto o jogo do Milan recebe mais cobertura por causa da estréia do guri, enquanto previsões são feitas a respeito do novo "craque", Anderson vai conquistando cada vez mais seu lugar no meio-de-campo dos Red Devils. Ainda bem que ídolos são feitos de nomes, e não de manchetes.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 2