uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Você sabe que está velho quando...
Casualidades - Parte 2
2007 Sob as lentes
Na Veia
Pizza, refri e Play2
So this is Christmas
Um jogo muda tudo
Casualidades - Parte 1
BFK
Infectados pelo Vírus do Orkut - grandes merdas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sem direção
André - 04 janeiro 2008 - 21:22
A Bússola De Ouro (The Golden Compass)
1/5

Direção: Chris Weitz
Roteiro: Chris Weitz, baseado em livro de Philip Pullman

Elenco
Nicole Kidman (Marisa Coulter)
Daniel Craig (Lorde Asriel)
Dakota Blue Richards (Lyra Belacqua)
Ian McKellen (Iorek Byrnison - voz)

Mais um que cai tentando apostar na mesma fórmula de O Senhor dos Anéis.

Uma guria resolve fugir de Oxford (e tem gente que se mata pra entrar lá...) para, junto com seu daemon (um equivalente físico à alma das pessoas), procurar informações sobre um tal de "pó". No caminho, encontra ursos falantes, uma creche no meio da neve e batalhas nada empolgantes.

À primeira vista, A Bussola de Ouro até parece promissor: tem bons atores, bons efeitos, é baseado em um livro conhecido... No entanto, logo que a película começa, o espectador já sente vontade de se levantar e gritar pra alguém desligar o FF.

Explico. A necessidade de colocar o maior número de elementos do texto dentro do filme fez com que o diretor simplesmente fosse jogando uma coisa atrás da outra. Assim, quando por exemplo a protagonista Lyra resolve fugir de seu lar, a situaçao acontece rápido demais, tornando-se extremamente forçada dentro da narrativa. Da mesma forma, quando a pimpolha demonstra afeto pelo urso falante, aquilo não faz sentido para nós, já que a relação entre os dois não foi desenvolvida em momento nenhum. Está lá apenas para que a história vá pra frente.

Agora imaginem uma obra inteira assim. É como se cada situação fosse um episódio separado, ligado aos outros apenas pelas personagens em comum. Além de enfraquecer a dramaticidade do filme, ainda torna a narrativa entediante, pois os eventos simplesmente acontecem, sem algo que justifique as atitudes - nesse caso, a película torna-se apenas um amontoado de convenções cinematográficas. Um ótimo exemplo é quando uma personagem diz para outra "Sua mãe não morreu em um acidente aéreo, como haviam lhe dito", mas em NENHUM momento esse assunto havia sido abordado. O diálogo foi colocado desta forma para que uma outra declaração importante fosse feita, e apenas isso.

Tudo bem, tem algumas cenas bacanas, e o elenco se mantém em um nível bom. Mas, no final das contas, aquele amontoado de cenas ali acaba não trazendo nada muito além de diálogos clichê e efeitos especiais satisfatórios. E o pior de tudo é que o filme não acaba, ou seja, se tu pegar a bússola do filme (que diz sempre a verdade) e perguntar, ela vai responder "continuação à vista".

Marcadores:

Comentários: 0