O Caçador de Pipas (The Kite Runner) 2/5
Direção: Marc Foster Roteiro: David Benioff, adaptando o livro de Khaled Hosseini
Elenco Khalid Abdalla (Amir) Atossa Leoni (Soraya) Homayoun Ershadi (Baba)
Um filme tão seco quanto as paisagens que aparecem nele.
Um best-seller "atual" (leia-se "envolvendo lugares que caem na prova de geografia do vestibular") é adaptado para o cinema. A trama envolve o Afeganistão, os talibãs e alguma redenção por parte do protagonista.
Brincadeiras à parte, o filme é certinho: tem tudo no lugarzinho, atores bonzinhos, locações bacanas... No entanto, nada mais. É (imagino, pois não li) a história do livro, colocada de forma que as pessoas identifiquem determinadas cenas e digam que umas estão no texto, outras não.
O grande problema, então, é a falta de densidade às situações: o diretor espera que, apenas fotografando Hassan e Amir abraçados, o espectador possa considerá-los melhores amigos, mas isso não acontece. Quando o protagonista pede Soraya em casamento, não há absolutamente nada no filme que mostre esse sentimento (no entanto, o momento precisa estar ali, pois bota a história pra frente) . Os episódios são jogados na trama, encadeados pelos acontecimentos, mas simplesmente não conseguem cativar o público.
E isso enfraquece demais a película. Não há envolvimento da platéia com as personagens, pois eles parecem apenas realizar determinada função n. Assim, o arco dramático percorrido pelo protagonista não se justifica. A "mudança" dele ao longo do filme soa falsa, burocrática. Nada muito além de uma pipa que, ao invés de se mover de acordo com o vento, se move de acordo com as necessidades do roteiro.Marcadores: Peliculosidade |