uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Todos iguais,e tão desiguais
A propósito...
Monograficamente falando
RANKING DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Não cura miopia
Escreveu não leu, é greve
Forma ou conteúdo
Ah, esses publicitários...
Código de segurança
Toco y me voy

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Representações Sociais
Thiago Silverolli - 19 novembro 2007 - 23:27
Final de semestre. Todo mundo correndo para terminar os trabalhos. Até eu, que sou um dos poucos integrantes do Cataclisma14 que não está desesperado fazendo um trabalho de conclusão de curso, entrei no clima de correria.

O que fazer se tu precisas terminar um trabalho e escrever uma coluna ao mesmo tempo? Termina o trabalho e escreve a coluna ao mesmo tempo! A seguir uma aula de como otimizar seus esforços com resultados práticos acima do esperado:

Eu precisava encher linguiça pra "substanciar" meu trabalho. Usei um exemplo prático, que sintetiza com fidelidade todo o conceito de representação social que abordei ao longo do meu entento (olha a influencia do linguajar academico aqui!). E, como o exemplo está relacionado com futebol, vira Suando a 14!

"Para encerrar e a titulo de exemplo prático, posso dar aqui um testemunho sobre como as representações podem influenciar o modo de agir das pessoas dentro de determinados contextos.

Costumo freqüentar estádio de futebol, mais especificamente os jogos do Grêmio. Pois bem, a torcida do time se divide primeiro por setores, onde o preço dos ingressos serve como um marco separatista e, dentro dos setores, em facções.

A facção mais badalada da torcida atualmente é conhecida como Geral do Grêmio. É ela que dita a conduta dos torcedores dentro do estádio. Desde a atitude de agitar-se durante todo o jogo sem vaiar o time em momento algum até as próprias musicas que são entoadas por todos.

Esse segmento ganhou tanta força que acabou virando diretriz, ou ainda sinônimo da torcida do Grêmio como um todo. Como se os demais torcedores, os que não participam dessa facção, não tivessem tanta legitimidade quanto os integrantes da Geral do Grêmio.

A própria mídia exerce neste caso seu papel de catalisador desta representação, publicando as letras das músicas dessa parte da torcida em suas coberturas jornalísticas e enaltecendo suas características.

O caso chegou a um ponto que todos os torcedores presentes no estádio - inclusive os que freqüentam os diferentes setores onde o valor do ingresso os discrimina como uma classe social mais favorecida - saibam de cor o protocolo da torcida evidenciada na mídia e se apropriam de suas características na tentativa de tomar parte do evento de forma mais ativa."

(SILVEROLLI, 2007)

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 3