Foi inaugurada, no último dia 9 de outubro, a exposição “Memória visual de Porto Alegre e as transformações da cidade”. Lá, deve ter sido lançado um livro e um banco de imagens sobre a cidade. Saiu reportagem no Jornal Correio do Povo, do dia 7, e eu guardei aqui pra não esquecer. Há umas duas semanas, visitei a exposição dos 50 anos do Grupo RBS e achei realmente bem interessante. O que me fez visitar a exposição da RBS? Sim, a propaganda da TV. Se eu tivesse visto os papeis guardados aqui, teria ido visitar a exposição de memória visual. Mas não vi.
Vale a pedida para aqueles que curtem ver fotos dos prédios e ruas antigas da nossa capital, o que é o meu caso. Certa época, ainda trabalhando no Museu da UFRGS, descobri que a universidade tem várias fotos em P&B de Porto Alegre, do início do século passado (o século XX, não confunda!). De várias imagens, encontrava-se apenas o filme, sem revelação.
Sobre as imagens da tal exposição de memória visual, diz a reportagem do CP lá do dia 7, há registros da inauguração da Ponte do Guaíba (que inclusive saiu foto da “maquete” antes da sua construção, em ZH da semana passada, não me lembro qual), a primeira procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e alguns desfiles militares, na época em que estes desfiles eram realizados na Rua dos Andradas. Pra você que ficou curioso, a exposição ainda deve estar aberta no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959).
Abraços |