uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
The Boss
Ho$pital
You better you bet
Ocean's 14
Coluna Filosófica
Rapidão III
Série Seis Palavras São o Suficiente
Ejaculação Precoce
Gastrononia
O Mestre do Comodismo

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Teleperto
Thiago Silverolli - 13 agosto 2007 - 00:21
Neste final de semana teve inicio a temporada 2007/2008 do futebol europeu. Muita organização, calendário planejado, clubes estruturados, tempo de preparação e ate um pouco de emoção durante as partidas apesar de tão metódico.

Hoje eu estava assistindo à abertura do campeonato inglês quando a certa altura da transmissão o narrador comentou sobre a torcida que lotava as arquibancadas do Old Trafford para Manchester United x Reading, apressadamente ele se corrigiu dizendo que não eram arquibancadas, e sim cadeiras estofadas confortáveis.

O comentário me fez pensar no contraste cultural entre nós e eles. Acompanhar jogos do outro lado do mundo com tanta freqüência desnuda algumas semelhanças e certas diferenças entre o nosso jeito de ver futebol e o deles.

A primeira relação foi a direta. Como seria se os estádios brasileiros fossem completamente estofados? Eles seriam assim até a segunda rodada do campeonato, quando as cadeiras já estariam quebradas. Infelizmente a mentalidade que impera por aqui é a do “meu” e não a do “nosso”. Basta dar uma olhada nas vias públicas, estatuas e orelhões da cidade.

Outra tentativa frustrada de imitação do jeito europeu foi a fórmula do campeonato. Pontos corridos não têm nada de brasileiro. A gente gosta é de final, de decisão, ter alguma coisa para acontecer a qualquer momento para mudar a história. Nem que não seja uma surpresa, brasileiro gosta quando as coisas se desenrolam apenas no fim; haja em vista a audiência recorde que apresenta cada último capítulo de novela ou paredão de Big Brother. Brasileiro, como dizem, deixa tudo para a ultima hora.

Mas pontos comuns também são percebidos. Um fenômeno conseqüente das transmissões do futebol europeu para o Brasil se aproxima do que faz de Flamengo e Corinthians as maiores torcidas do país; é cada vez mais comum encontrar camisas de agremiações européias nas ruas. E são pessoas que realmente torcem por um time de lá além de seu time brasileiro, de tanto ver jogos desses clubes.

Uma grande sacada da ESPN foi a campanha publicitária chamando audiência para a Liga dos Campeões do ano passado. Mostravam vários craques brasileiros de primeiro escalão atuando por seus clubes na Europa e a chamada: Liga dos Campeões, o futebol brasileiro na ESPN. Não deixa de ser verdade em certa instância.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 2