uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Gastrononia
O Mestre do Comodismo
Testosterona
Boca no trombone
Peliculosidade (cc)
Mudança de Nome
Série Alta Jogabilidade
Me dá! AGORA!!!!
Não sou atleta, logo posto. vol XV
Não sou atleta, logo posto. vol XIV!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Ejaculação Precoce
Thiago Silverolli - 06 agosto 2007 - 00:10
É. Somos um mercado periférico. Essa situação sempre nos prejudicou ao longo da história e as razões talvez eu discuta num post fora da coluna. O que quero expor aqui é como isso se reflete tão fortemente no futebol.

Os clubes estão na maioria falidos, raramente geram uma receita superavitária e mesmo se assim o fizessem, não teriam chances de competir com ofertas em euro ou dólar. Não se pode culpá-los nesse ponto e não vejo outra solução se não formar mais e mais talentos a cada dia.

Achado há cinco séculos pelo pessoal do velho mundo, nosso país sempre doou suas matérias primas. Antes, pau-brasil, açúcar, minério bruto. Mais recentemente jogadores de futebol, e agora garotos que um dia se tornarão jogadores são cuspidos prematuramente para fora do país.

Lembro de quando o jogador se firmava no futebol e precisava mostrar regularidade em umas quatro ou cinco temporadas antes de começar a receber propostas para atravessar o oceano. Hoje em dia eles mal surgem e já se vão. Isso quando surgem por aqui, pois muitos saem antes de se profissionalizar, quando ainda não estão formados e são desconhecidos.

Qual é a conseqüência disso? Não quero nem falar da ausência de vinculo com a torcida brasileira, que fica meio sem intimidade com a seleção pela falta de jogadores de seus times. Dinheiro e uma carreira de sucesso é tudo o que um jogador procura, mas pode ser bem perigoso se isso aparece do nada antes que se construa uma personalidade sólida.

Pensem comigo: um guri que nem maior de idade é ainda e já vai pra longe de casa, aprender outra língua, comer outra comida e principalmente ganhar muita grana. Fico até imaginando, se eu fosse um desses garotos prodígios não estaria mais nem aí pra nada. Seria rico, oras! Usaria o futebol pra conseguir cidadania européia, me aposentaria aos 25 anos de idade e abriria uma casa noturna em Praga.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 8