A pessoa se interessa por um produto, entra no site da empresa pra mais informações e manda uma mensagem pelo já famoso "Formulário de Contato". Passam dias, semanas, meses, e nada. Ou então a pessoa é mal atendida numa loja, e entra no site da empresa para reclamar, recebendo um email-resposta automático (personalíssimo, não?) dizendo que a reclamação foi computada, e só. Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo não foi uma vez só que eu fiquei a ver navios em contatos online com empresas.
Pois bem, é pra esse tipo de coisa que existe o Reclame Aqui. Pessoas insatisfeitas entram no site e deixam sua reclamação. As empresas buscam as reclamações por ali e respondem, deixando clientes satisfeitos e limpando sua barra com todo o resto dos internautas, que viu o nome da empresa por ali. Simples, rápido, indolor.
A diferença entre esse site e os SAC tradicionais (sejam eles online ou não) é que a reclamação aparece, e fica acessível pra um grande número de pessoas. Dependendo da nota (sim, pode-se dar notas às empresas), a imagem de uma empresa pode sair manchada de uma brincadeira dessas. Muitas pessoas podem não levar sites desse tipo muito a sério, mas não esqueçam que pra cada retorno negativo, uma empresa precisa de 8 positivos para equilibrar (dados tirados de uma pesquisa cuja fonte não encontrei, mas sei que existe - confiabilíssimo).
Acho interessante essa abertura proporcionada pela internet, principalmente porque questiono bastante afirmações do tipo "só empresas competentes conseguem se manter no mercado". Quem é cliente da BrasilTelecom, da Claro ou do Banrisul sabe do que eu estou falando. Já tentaram ser atendidos? Seja pela internet, por telefone ou pessoalmente, o atendimento dessas empresas é um verdadeiro inferno. Normalmente empresas assim se mantém não por competência, mas por falta de opção do consumidor. Convenhamos: em pleno século XXI, isso é um absurdo.Marcadores: Expressão Digital |