uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Peliculosidade (cc)
Mudança de Nome
Série Alta Jogabilidade
Me dá! AGORA!!!!
Não sou atleta, logo posto. vol XV
Não sou atleta, logo posto. vol XIV!
Máicoun
Não sou atleta, logo posto. vol XIII
O cara levou um Fatality do Raiden!
Repentino

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Boca no trombone
Kleiton - 01 agosto 2007 - 17:31
A pessoa se interessa por um produto, entra no site da empresa pra mais informações e manda uma mensagem pelo já famoso "Formulário de Contato". Passam dias, semanas, meses, e nada. Ou então a pessoa é mal atendida numa loja, e entra no site da empresa para reclamar, recebendo um email-resposta automático (personalíssimo, não?) dizendo que a reclamação foi computada, e só. Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo não foi uma vez só que eu fiquei a ver navios em contatos online com empresas.

Pois bem, é pra esse tipo de coisa que existe o Reclame Aqui. Pessoas insatisfeitas entram no site e deixam sua reclamação. As empresas buscam as reclamações por ali e respondem, deixando clientes satisfeitos e limpando sua barra com todo o resto dos internautas, que viu o nome da empresa por ali. Simples, rápido, indolor.

A diferença entre esse site e os SAC tradicionais (sejam eles online ou não) é que a reclamação aparece, e fica acessível pra um grande número de pessoas. Dependendo da nota (sim, pode-se dar notas às empresas), a imagem de uma empresa pode sair manchada de uma brincadeira dessas. Muitas pessoas podem não levar sites desse tipo muito a sério, mas não esqueçam que pra cada retorno negativo, uma empresa precisa de 8 positivos para equilibrar (dados tirados de uma pesquisa cuja fonte não encontrei, mas sei que existe - confiabilíssimo).

Acho interessante essa abertura proporcionada pela internet, principalmente porque questiono bastante afirmações do tipo "só empresas competentes conseguem se manter no mercado". Quem é cliente da BrasilTelecom, da Claro ou do Banrisul sabe do que eu estou falando. Já tentaram ser atendidos? Seja pela internet, por telefone ou pessoalmente, o atendimento dessas empresas é um verdadeiro inferno. Normalmente empresas assim se mantém não por competência, mas por falta de opção do consumidor. Convenhamos: em pleno século XXI, isso é um absurdo.

Marcadores:

Comentários: 7