uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Série Seis Palavras São o Suficiente
Ejaculação Precoce
Gastrononia
O Mestre do Comodismo
Testosterona
Boca no trombone
Peliculosidade (cc)
Mudança de Nome
Série Alta Jogabilidade
Me dá! AGORA!!!!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Rapidão III
Leandro Corrêa - 07 agosto 2007 - 23:55
Hoje, apenas algumas notícias sobre internet e tudo que tá interligado.

• Google vai participar de leilão WiMax nos EUA
WiMax é uma tecnologia de internet banda larga sem fio de grande alcance, alta performance e muito barata. Funciona como as redes de telefonia celular, com antenas espalhadas pela cidade, e está sendo adotada como padrão de internet móvel no mundo inteiro.

Cada país é responsável por dividir e regulamentar a exploração do seu espectro de radiofrequência, distribuindo nele as ondas de rádio, TV, celular, telefone sem fio, etc, e agora internet banda larga com WiMax. O governo organiza um leilão de faixas, as empresas dão o seu lance e leva a concessão quem pagar mais. No Brasil, pra variar, o Ministério das Comunicações não sabe o que fazer com o WiMax, mas nos Estados Unidos o leilão vai acontecer em Janeiro de 2008. E o Google está interessado.

É mais um passo interessante (e nada surpreendente) que o Google dá. Além de fornecer os serviços mais utilizados na internet atualmente, o Google agora quer investir em infra-estrutura para o acesso à rede. São muitas as especulações sobre os objetivos da nova jogada:

- Com sua própria rede, o Google poderia se livrar de ameaças que os provedores de acesso fazem contra o elefante mais pesado que trafega pela internet atualmente - o YouTube;
- Com sua própria rede, o Google poderia criar parcerias com empresas de telefonia celular e, assim, incendiar a concorrência e ampliar a penetração de seus serviços (busca, e-mail, blog, calendário, mapa, etc) em dispositivos móveis.
- Com sua própria rede, o Google poderia investir num celular próprio e eliminar de vez a dependência que tem de outras companhias mediando o acesso ao público final.

CECSDMG*: Façam suas apostas!

(*) Clichê encerrador de comentário sobre a dominação mundial do Google.


• Pesquisa Datafolha/Nazca: são 49 milhões de brasileiros online

[via Viu Isso, Blue Bus]
Foram 2.166 entrevistas pessoais, distribuídas segundo a proporção da população brasileira por regiões, estados, capitais/interior -, com cidadãos acima de 16 anos, em mais de 200 municípios. Se fosse considerada a faixa etária abaixo dos 16 anos, então, o número seria bem maior.

De qualquer forma, 49 milhões é bem mais que os estáveis 30 e poucos milhões que o Ibope vem divulgando. A explicação para tamanha diferença estaria na metodologia: enquanto o Datafolha colhe os dados pessoalmente, o Ibope entrevista apenas pessoas com telefone fixo em casa (essa eu não sabia). Segundo o IBGE, a penetração da telefonia fixa no Brasil é de apenas 54% da população. Ou seja, a pesquisa do Datafolha é bem mais abrangente e precisa. Além de casa e trabalho, o Datafolha considerou também acesso através de lan houses, instituições de ensino e locais públicos (bibliotecas, quiosques municipais, agências dos Correios, etc).

Os dados mais relevantes são sobre penetração da rede:
- apenas 69% nas classes A e B (eu imaginava no mínimo uns 80%);
- 38% na classe C (eu imaginava no máximo uns 20%);
- 16% nas classes D e E (essas eu nem imaginava).
“Acho que esses dados começam a nos dar um esboço do porquê do sucesso da internet no Brasil. Na verdade, é porque somos pobres. Por isso a possibilidade de acesso a uma tecnologia abrangente, barata e de fácil manuseio abre novos horizontes”, comentou Fernand Alphen, diretor de planejamento da F/Nazca. Concordo com ele.

7 de agosto de 1991: nasce a World Wide Web
A internet já existia, mas o WWW veio ao mundo há exatos 16 anos, quando foi publicada a primeira webpage explicando um projeto de armazenar conhecimento usando documentos em formato hipertexto - um tal de HTML. Esse cara mudou o mundo.

Marcadores:

Comentários: 3