uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Club Bill Gates
Patetices
Ah, publicitários...
Vá pra putaquepariu
Teleperto
The Boss
Ho$pital
You better you bet
Ocean's 14
Coluna Filosófica

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
The importance of being leader
Kleiton - 15 agosto 2007 - 16:54
Google perde título de site melhor avaliado nos EUA para Yahoo
Pela primeira vez desde 2002, o Google perde para o Yahoo o título de site melhor avaliado na pesquisa de satisfação do consumidor American Customer Satisfaction Index (ACSI), da Universidade de Michigan. [do IDG Now!]

Imaginem qual foi minha surpresa ao me deparar com tal matéria no IDG. Afinal de contas, é inquestionável a liderança do Google, o gigante da internet, que vem fazendo tremer inclusive a maior empresa do mundo da informática, a Microsoft.

Inquestionável?

Não podemos esquecer que essa pesquisa avalia só os portais, e não a sua fama ou o que eles representam no imaginário popular. Um amigo designer sempre me disse que achava o site do Google uma merda, e de certa forma eu concordo com ele.


Apesar do estilo clean, moderno, a página inicial do Google não evoluiu. Desde o seu começo (e lá se vão quase 10 anos), a empresa não agregou valor à sua home. Sua história bem sucedida se constrói no competente sistema de busca* e nos serviços que vêm agregando à sua marca. Mas como site, convenhamos, é mesmo uma merda.

Em compensação, o Yahoo! mudou sua home. É óbvio, mudanças não são garantia de melhoras; mas a home deles transmite uma imagem muito mais completa e útil do que a do seu concorrente.


Serviços, notícias, muitas opções de clicagem. Apesar de um certo "caos" visual e de uma forma tradicional de se construir uma página (ou alguém discorda que a grande maioria dos portais tem a mesma cara?), esse modelo de construção na web praticamente grita ao visitante: "Me use, tenho muitas funções, posso ser extremamente útil!".

Essa é só uma visão da história. Eu realmente acho que o Google podia mexer na sua home, agregando utilidade e, consqüentemente, conquistando mais interesse dos internautas. Mas talvez se eles resolvessem seguir a maré, não tivessem se tornado a megaempresa que faz gigantes como Bill Gates tremerem.

* Embora boa parte dos internautas considere o Google um segundo Deus - e alguns, um primeiro Deus - cada busca apresenta uma profusão quase infinita e confusa de links, além do já muito questionado PageRank, o sistema de classificação de páginas. Indo por um viés mais conspiracionista, o que impediria o Google de dar um PageRank baixo para seus concorrentes e um altíssimo para seus domínios, manipulando a busca anunciada como "transparente"? Eu sempre fico com um pé atrás. Os dois, às vezes.

Marcadores:

Comentários: 4