A maioria dos Campeonatos Estaduais acabou ontem. Quero parabenizar aqui os grandes campeões. Teve Atlético vencendo depois de 7 anos em Minas e depois de 19, em Goiás. Teve o debutante Paranavaí no Paraná e a surpreendente Chapecoense em Santa, além dos tradicionais Remo e Fortaleza. O Sport foi o primeiro, na semana passada e o Vitória se garantiu por antecipação, pra poder festejar junto com os outros campeões. O recordista ABC levantou sua 50ª taça com uma goleada por 5 a 2 na final. Teve o Bi de Grêmio e Santos e teve o Flamengo evitando o Bi do Botafogo nos pênaltis.
Festa em todos os cantos do país. Mas nem só de melhores momentos foram feitos os estaduais desse ano. O Cataclisma traz uma espécie de Hall da Fama. É o Top Five das lambanças nos campos de futebol em 2007. Divirtam-se!
Quinto Lugar: Vitória X Colo Colo Campeonato Baiano 08 de abril
O Vitória aplica a maior goleada do campeonato baiano. Esmagadores sete a zero contra o modesto Colo Colo. Na comemoração do último gol a câmera flagra um torcedor acordando na arquibancada. Ô torcida exigente!
Quarto Lugar: Tupi X Democrata Campeonato Mineiro 04 de março
O atacante do Democrata cai na área do Tupi. Atendendo a sinalização do auxiliar, o juiz marca pênalti. A defesa reclama e o árbitro desmarca a penalidade. Mas o ataque é mais persuasivo ainda em cima do bandeira e o pênalti é remarcado. Depois de muita discussão, a cobrança é desperdiçada, bola pra fora.
Terceiro Lugar: Central X Vera Cruz Campeonato Pernambucano 18 de março
Central e Vera Cruz eram adversários diretos na briga por uma vaga na Copa do Brasil. Em um jogo bastante disputado o Central vencia por 2 a 1 quando nos acréscimos, com uma bomba de fora da área, um zagueiro do Vera Cruz empata o jogo. O problema é que o chute foi tão forte que furou a rede, e o juiz na dúvida mandou o goleiro bater tiro de meta.
Segundo Lugar: Rio Claro X Barueri Campeonato Paulista 31 de janeiro
Quinta rodada do Paulistão. Os jogadores de Rio Claro e Barueri em campo, o árbitro consulta goleiros e bandeirinhas. Tudo pronto e ele autoriza a saída de bola, mas os jogadores num ato de aparente rebeldia não obedeceram o apito e ficaram todos os 22 olhando para o juizão. Na verdade não se tratava de nenhuma revolução, o detalhe que faltava para começar o jogo era... a bola.
Primeiro Lugar: Souza X Esporte Campeonato Paraibano 31 de janeiro
Resultado já esperado do Souza ganhando em casa. Partida completamente normal até os 12 minutos do segundo tempo, quando o juiz pára o jogo e abandona o campo em carreira desabalada rumo ao vestiário. Dez minutos de paralisação e o retorno do pobre homem com uma explicação plausível, “Foi um chamado da natureza.”, uma legítima cagada...
Prêmio Especial: Cruzeiro X Atlético Campeonato Mineiro 29 de abril
Primeira partida da decisão do campeonato mineiro. O Cruzeiro tem a vantagem do empate, mas o Atlético é arrasador e no final do jogo marca o terceiro num pênalti. Desolado, o goleiro do Cruzeiro vai lentamente buscar a bola nas redes. O que ele não percebe é que a nova saída de bola já foi dada, e quando ele vê já são duas bolas pra ele tirar de dentro de sua meta. 4 a 0. Já que não levou o caneco, o Cruzeiro leva o Prêmio Lambança Campeã, afinal essa valeu um título!
Com vocês, futebol:
---
Pois é, já que se abriu uma vaga na segunda-feira a Suando a 14 vem pra cá. Deixando as quintas com a cobertura da Libertadores.