uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Você sabe que está velho quando...
O amigo da vizinhança
Ao pessoal de Itapetininga!
(Des)Vantagem
Poder ao povo
A tal Cauda Longa - Parte 1
Porto Seguro
$inema
Mata-Mata
Pela piada pronta

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Embolado como na chuva..
Anônimo - 06 maio 2007 - 12:07

Em um campeonato embolado como o de 2007, voltamos a pensar naqueles outros campeonatos em que tudo parecia se decidir só na última corrida... e não entre 2, mas 3 ou 4 pilotos... Procurando na internet e buscando do fundo da memória, cheguei a dados muito interessantes, como o campeonato de 1981, o primeiro conquistado por Nelson Piquet.

Piquet, em 1981, foi campeão pela Brabhan com exatos 50 pontos. Atrás dele, Reutemann (Argentina) com 49, Alain Jones (Austrália) com 46, Jacques Laffite (França) com 44, e Alain Prost (França) com 43 foram os coadjuvantes para a história. Show!

O oposto (na minha memória nenhum foi tão oposto), ainda foi Mansell em 1992. Que campeonato chato! Mansell campeão com 108 pontos, praticamente o dobro do segundo colocado, Ricardo Patrese, da mesma equipe, com 56.

Mas tem campeonato em que o "orgulho" foi maior que o piloto. Em 1984, ano de estréia de Arton Senna, o piloto francês Alain Prost, pilotando a McLaren, foi o vice campeão mais "orgulhoso" da história.

No GP de Mônaco daquele ano (quarto da temporada), tudo tranquilo para a vitória de Prost. Debaixo de muita chuva, Prost era o líder enquanto um tal de Senna, piloto da equipe Toleman, "fazia chover" (com o perdão do trocadilho) lá atrás e vinha passando todo mundo. Pouco antes da metade da prova, Senna já estava em 2º lugar, tirando uma diferença descomunal para o líder Prost muito rapidamente. Como a chuva não parava, a direção de prova deu a corrida por encerrada... Acontece que faltava muito pouco para se passar da metade da prova e, segundo o regulamento, se a corrida é encerrada antes da metade, cada piloto pontua apenas METADE do que deveria. Passada a metade da prova, os pontos são completos. Isso quer dizer que o vencedor, que na época ganhava 9 pontos, levaria 4,5.

Senna passou Prost na pista, mas depois de muito papo nos bastidores a corrida foi dada por encerrada na volta anterior a ultrapassagem de Senna em Prost, ou seja, ainda antes da metade da prova. Resultado: Alain Prost, em função de seu "orgulho", foi declarado vencedor do GP de Mônaco de 1984 levando pra casa 4,5 pontos. Se o EGO dele não fosse tão inflado, chegaria em 2º lugar, perderia para um novato, levaria os 6 pontos completinhos pela segunda colocação e teria uma semana de cabeça quente, porém.... seria campeão do mundo!

Classificação do campeonato de 1984:

1º: Niki Lauda: 72 pontos
2º: Alain Prost: 71,5 pontos
3º Elio de Angeis: 34 pontos

Pra provar que eu não estou mentindo, olha como o "omi" fazia chover na chuva.... hehehehe...



GP de Donington Park, 1993, Senna larga em 4º, cai para 5º na largada e ultrapassa todo mundo para terminar a primeira volta como líder!

Abração
Bruno

Marcadores:

Comentários: 2