uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A tal Cauda Longa - Parte 1
Porto Seguro
$inema
Mata-Mata
Pela piada pronta
AA
Abençoado
Long live blog!
Rapidão
Você sabe que está velho quando...

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Poder ao povo
Kleiton - 02 maio 2007 - 11:55
Hackers já descobriram a chave para quebrar a encriptação AACS dos novos formatos HD-DVD e Blu-Ray. E jogaram a tal chave na internet, como manda a regra da boa-convivência online. No Digg, links com o código rolaram soltos, até que - especula-se - a AACS Licensing Administrator mandou uma carta pro pessoal do site pra que tirassem o código de lá.

Comunidade força Digg a enfrentar indústria por proteção anticópia quebrada [IDG Now!]

Usuários obrigam site a manter código que desbloqueia HD DVD [Terra Tecnologia]

Eles tiraram, mas quase que instantaneamente surgiram dezenas de outros, e depois de uma batalha inútil, o pessoal do Digg desistiu.

You’d rather see Digg go down fighting than bow down to a bigger company. We hear you, and effective immediately we won’t delete stories or comments containing the code and will deal with whatever the consequences might be.

If we lose, then what the hell, at least we died trying.

Pode parecer utópico demais, comunista demais, revolucionário demais, mas o fato é que a força da massa está conseguindo vencer a força da grande indústria, colocando uma informação supostamente secreta à disposição de todos, tornando livre a cópia e distribuição da produção intelectual. O interesse comercial de algumas empresas está ficando em segundo plano, em detrimento do interesse coletivo.

A tendência atual aponta cada vez mais para esse caminho - vide o sucesso dos P2P e dos camelôs do centro. Jà passou da hora de discutir a propriedade intelectual e encontrar novas formas de garantir os direitos (e a renda) dos autores, que não a tradicional "royalties-sobre-reprodução-e-distribuição", que está na cara que não funciona mais.

A revolução está muito, muito próxima.

Marcadores:

Comentários: 3