uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Um país dentro de um país
Aqui e agora
Caminhos Cruzados, Caminhos Opostos
Testosterona²
Quaaaaaase lá
A 14km por segundo
Desvirginado
Queijo Suíço II
Queijo Suíço
Redundância repetida

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Definições
Kleiton - 21 março 2007 - 11:22
Web2.0. Esse termo mágico que nos traz à mente sites como Wikipédia, Youtube e del.icio.us, está muito em voga. Mas ao mesmo tempo que cresce o número de sites e serviços com as características dessa "nova" web, também está cada vez mais difícil definir o que raios ela é.

É claro que sempre podemos simplificar as coisas, numa busca simples na Wikipédia. Mas ao mesmo tempo que facilta nossa vida, esse ícone da web2.0 também restringe a discussão, dando uma definição que não engloba todos os aspectos envolvidos no processo.

Quem sabe podemos buscar entender o termo com a explicação do seu criador:
Web 2.0 is the business revolution in the computer industry caused by the move to the internet as platform, and an attempt to understand the rules for success on that new platform. Chief among those rules is this: Build applications that harness network effects to get better the more people use them. [post completo] ou [artigo original]

Podemos também tentar definir essa nova web através dos sites que a representam. Além dos já citados, existem diversos sites que carregam consigo marcas dela, tanto de abrangência global quanto nacional. Dá pra ir mais longe ainda: buscar uma definição através da discussão de idéias sobre o assunto. Pois então é só dar um pulo no Jornal de Debates e ver o que já foi dito nos mais de 50 artigos já publicados. Gente atacando, gente defendendo, e muita gente fazendo só o meio campo, sem pressionar no ataque nem comprometer na defesa.

Na verdade, sou um desses do meio-campo. Depois de seguir toda essa linha de racioncínio, tenho cada vez mais chegado à conclusão de que a web2.0 é um novo momento da internet, um momento no qual a participação do usuário é cada vez mais importante (e necessária), e que foi desencadeada pela soma do avanço tecnológico (blogs, flogs, wikis, softwares "web-based", etc.) com o aumento drástico do número de internautas nos últimos anos. Gente que, ao contrário da geração passada, já nasceu com computadores, internet, mensageiros instantâneos. E que se adapta cada vez mais rápido às mudanças desse novo cenário. E que gosta de participar, de criar conteúdo, de ser protagonista.

Já se fala em web3.0, internet semântica e inteligente. Acho meio cedo demais (e não sou só eu), pelo menos enquanto a tal web2.0 não se consolidar bem. Não dá pra esquecer, contudo, que a história não espera que definições se consolidem antes de avançar. Ela simplesmente avança. E a gente tem que correr atrás.

Marcadores:

Comentários: 2