uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A 14km por segundo
Nem todo gordo é legal
Institucional
Suando a 14
Original
Não é que a Globo deu uma dentro?
A 14km por segundo
Com a bola toda
Expressão Digital
Enquanto isso, no expediente...

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Peliculosidade
André - 05 fevereiro 2007 - 12:47
Mais Estranho que a Ficção (Stranger Than Fiction)
5/5

Direção: Marc Foster
Roteiro: Zach Helm

Elenco:
Will Ferrell (Harold Crick)
Denise Hughes (Carla)
Tony Hale (Dave)
Maggie Gyllenhaal (Ana Pascal)
Emma Thompson (Kay Eiffel)
Queen Latifah (Penny Escher)
Tom Hulce (Dr. Cayly)
Linda Hunt (Dr. Mittag-Leffler)
Dustin Hoffman (Prof. Jules Hilbert)

Será que aquela voz que eu sempre ouvi dizendo "Vai lá e chuta esse gato, não vai dar nada!" não era loucura?

Harold Crick é um funcionário da receita federal, um cara metódico² que conta as escovadas de dente de manhã, os passos até o ônibus, o tempo do trajeto... enfim, uma pessoa como qualquer outra. Até que, certo dia, ele começa a ouvir uma voz que narra não apenas seus atos, mas também suas idéias. Como ninguém mais parece ouvir, ele começa a investigar tal acontecimento com a ajuda de um professor de literatura, sendo apressado quando a voz diz que ele pode morrer subitamente. Começa então uma corrida para descobrir quem é a escritora que está narrando e se ela realmente pretende matá-lo.

Convenhamos: a premissa é ducaralho. No entanto, vários filmes que tinham ótimas premissas acabaram em fiasco. Portanto, a primeira decisão acertada do filme é não tentar explicar 'cientificamente' o porquê de Harold ouvir a voz. Não há palavras mágicas, biscoitos da sorte, maldições, profecias ou aranhas radioativas. A coisa simplesmete acontece. Ponto.

A partir daí, o diretor Marc Foster, apoiado pelo excelente roteiro de Zack Helm (do também sensacional O Sol de Cada Manhã), conta a história de um homem que é obrigado a mudar seus hábitos para conseguir ter uma idéia do que está acontecendo. Eu sei, parece batido. Mas o filme todo é permeado por uma atmosfera tranquila, ganhando tensão apenas no final. Ou seja, a trama flui. De forma impressionante. Auxiliado por recursos visuais extremamente criativos, conseguimos mergulhar no mundo daquele homem, acreditanto junto com ele que essa situação improvável é real.

E aqui devo dizer que nada disso iria adiantar se não fosse por Will Ferrell. Longe do histrionismo e exagero habitual, ele nos brinda com uma atuação minimalista e cativante, fazendo com que realmente possamos nos importar com Harold Crick, rir de suas trapalhadas e temer pelo seu destino. Através de uma química perfeita com as outras personagens (principalmente a confeiteira interpretada por Maggie Gyllenhaal e o fantástico professor a quem Dustin Hoffman dá vida), constroem-se ali verdadeiros laços de relacionamento, tornando assim a história mais densa e passível de identificação por parte do espectador.

Chegamos, então, ao único ponto que incomoda um pouco: o final. Desde o início, tive medo que o roteiro não conseguisse amarrar as pontas de forma convincente, como acontece com outros; no entanto, o filme segue sempre para um desfecho coerente - e, se eu digo que ele incomoda um pouco, é apenas porque a decisão dos autores foi torná-lo um final feliz, que constrasta um pouco com a lógica e com a leve melancolia que volta e meia dá as caras.

Mas a história toda é tão bem construída, tão bem conduzida que quando chega o final, apesar de pensarmos que essa escolha não é exatamente a correta, sentimos uma sensação de alívio pelas personagens. Porque, no final das contas, somos exatamente como eles: um pouco diferentes, um pouco malucos, só tentando sobreviver.
Comentários: 5