uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Original
Não é que a Globo deu uma dentro?
A 14km por segundo
Com a bola toda
Expressão Digital
Enquanto isso, no expediente...
Satisfaction
Vacas magras em Neverland
Telefone (?!)
É o seu mundo. Sinto muito.

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Suando a 14
Thiago Silverolli - 01 fevereiro 2007 - 00:49
Muita gente diz que o Brasil deveria seguir as competições da Europa, com temporadas desde o meio do ano atravessando o reveillon. Pra mim o calendário do futebol brasileiro não poderia ser mais adequado: começa com as competições menos importantes para o público geral, porém as mais gostosas para os fanáticos. Os estaduais.

Chamados no aumentativo não por acaso, os certames regionais contam com o carinho do torcedor por reunirem características peculiares, entre as quais:

1 Davi x Golias: é a única oportunidade de times pequenos do interior enfrentarem os times que movem multidões de seguidores com certo equilíbrio. Afinal, enquanto os clubes de pouca expressão passam por dificuldades e só tem atividades durante um semestre por ano, não tendo outra preocupação senão este campeonato podendo assim focar sua preparação; os poderosos tem suas prioridades, e seus atletas estão (voltando das férias, onde diminuem a carga de exercícios e aumentam a de alimentação) gordos!

2 Guerra dos Mundos: Grande parte das pessoas torce para um time grande mas cultiva um sentimento de carinho e simpatia pelo time de sua cidade. E este sentimento não é ambíguo, pois enquanto o timão disputa títulos da serie A e nos representa fora do país, o timinho do coração sobrevive, e esporadicamente faz uma boa campanha na terceira divisão ou aparece no noticiário como surpresa, passando da primeira fase da Copa do Brasil. Estes mundos paralelos e tão distintos se fundem no regional, e os torcedores experimentam uma sensação nova de comemorar com certo pesar, como aconteceu comigo ontem na vitória do Grêmio sobre o Esportivo, em Bento, cidade do meu pai.

3 Roupa suja se lava em casa: por mais que um time cresça, por mais longe que ele vá, por maiores que sejam suas conquistas, sua origem é o campeonato de sua aldeia. É onde nasceu e onde foi criando raízes e identidade, e onde surgem as maiores rivalidades. O estadual é o encontro marcado, certo, anual com o eterno inimigo, e no cenário onde tudo começou. Um título internacional é questão de glória, prestígio e orgulho. Um estadual é questão de honra!

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 2