uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Sessão infame
No pain no gain
Seção "Um-Quatro"
Seção "Um-Quatro"
Seção "Um-Quatro"
Soberba
Voltando às vacas frias
Seção "Um-Quatro"
Segunda Feira Blues 1
Porque a colônia nunca vai virar metrópole

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
A Copa de Zidane
André - 14 julho 2006 - 13:24
Aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação, um francês se arrasta pelo campo. Em sua última Copa, em sua última partida, não pode pensar em nada além do seu pífio desempenho durante o torneio, sendo exceção apenas o jogo contra o time de brasileiros mortos. Sem conseguir sobrepujar a impenetrável zaga italiana em nenhum momento, relembra a mediocridade de suas atuações ao longo da temporada. A discussão com o zagueiro italiano é a última em campo. A agressão ao adversário é a última coisa que fez pelo futebol.

Aos 34 anos, Zidane é o retrato do futebol atual: apático, dependente da mídia e limitado. Não fica entre os dez melhores da Copa, talvez nem entre os vinte, mas mesmo assim é eleito o craque. O mundo passa a mão na cabeça do "Maestro Zizou", agredido com palavras pelo italiano Materazzi, o carniceiro, o desleal. Que teria dito ele para tirar o gentil Zidane do sério?

Claro, o longo histórico de atos dessa natureza que o francês tem não importa. Assim como aconteceu com Ronaldo, o futebol de Zidane - que foi sim um craque - é elevado e exaltado ao máximo, e um craque não pode ter uma despedida dessas. Alguma coisa que o italiano falou foi além do suportável. O mesmo italiano, aliás, que deve ter ofendido dezenas de adversários ao longo da competição.

Essa história, por sinal, não interessa a ninguém: Materazzi era reserva, considerado por muitos apenas um carniceiro. Entrou para substituir aquele que é talvez o melhor zagueiro do mundo, e já neste jogo marcou o gol da classificação italiana. Foi expulso no jogo seguinte apenas pela reputação que tem. Atuou de maneira impecável na semifinal contra os anfitriões. No último jogo, porém, cometeu um pênalti. Em uma final? Poderia ser considerado novamente um vilão, exceto por um detalhe: ele NÃO cometeu o pênalti. Inventado pelo juiz, só serviu para que o genial, o espetacular Zidane cobrasse de forma displicente. De resto, Materazzi não tomou um drible, não perdeu um lance, não errou uma bola. Aos 19 minutos, subiu e fez o gol de empate. Saiu gritando. Continuou de forma impecável durante a partida, inclusive no momento que tomou uma cabeçada do francês. Cobrou seu pênalti com perfeição, com uma tranquilidade que craques como Ayala, Lampard e Gerrard não tiveram. Um reserva, um carniceiro, que acaba saindo como herói.

Para a Itália, talvez. Para o resto do mundo, Materazzi é um vilão, alguém que incitou o maior gênio dos últimos anos a cometer um deslize. Todos passam a mão na cabeça de Zidane e criticam o italiano. Todos perdoam e entendem o gesto do "Mestre Zizou", enquanto chamam o zagueiro de racista, de apelador... de vilão. Materazzi superou barreiras, confrontou a adversidade e saiu da final como herói. E, ao alcançar a maior glória que um profissional do futebol pode alcançar ele é... questionado? Ao invés de comemorar, tem que se apresentar para a FIFA e fazer um relatório do que aconteceu? Ao invés de glorificarmos alguém que, mesmo prejudicado pela arbitragem, foi atrás e buscou de forma corajosa a vitória, estamos com pena de uma criança que ficou braba porque não teve o que quis? E, pior, culpando alguém que fez por merecer?

Aos 34 anos, Zidane é o retrato do futebol atual: apagado. Precisa de notícias, precisa da mídia para se manter no auge. Foi craque, mas sempre superestimado, suas jogadas - mesmo as mais simples e óbvias - sempre foram chamadas de geniais porque o futebol precisava desesperadamente deste craque. O "maior jogador dos últimos 20 anos" jogou duas Copas e meia, e mesmo assim não fez apresentações do nível de Romário, Rivaldo, Hagi, Stoitchkov, Brolin. A exaltação ao francês é uma masturbação que o futebol, antigamente o causador de emoções inexplicáveis, faz consigo mesmo. Atualmente a responsabilidade social do esporte se tornou maior que o esporte em si. O Fair Play da FIFA matou o jogo.

Bem, foda-se Zidane e a FIFA. Podem até continuar tratando o cara como vítima, podem até culpar o zagueiro, podem fazer o que quiser. Mas dentro das quatro linhas, Materazzi sim foi um craque, e a Copa do Mundo sua recompensa. Zidane, o craque, o fenômeno, o gênio, estava lá também. Mas como mero observador.
Comentários: 3