Li por aí que o Iñarritu ficou meio de cara por seu filme, Biutiful, ter levado o toco do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Bom, eu já falei lá no @dicasdefilmes que os exageros da película tiram toda sua força e a transformam em um filme mediano, mas achei que ilustrar a situação talvez deixe tudo mais claro. Então tenho uma pergunta a fazer: vocês se lembram da cena de abertura do clássico Corra Que a Polícia Vem Aí?
Pois isso que aconteceu com o detetive Nordberg (O. J. Simpson) em Corra Que a Polícia Vem Aí é exatamente o que acontece com Javier Bardem em Biutiful - só que ao invés da porta com tinta, do fogão, da janela e etc, ele é atingido por coisas relacionadas a temas mais pesados, como câncer, bipolaridade, imigrantes ilegais e etc, com uma fotografia mais escura e uma direção de arte mais suja. Mas a ideia é basicamente a mesma.
Disso podemos concluir duas coisas: a primeira é que Iñarritu é um chorão; a segunda é que no seu próximo filme, além de todas as desgraças que costumam dar as caras, fatalmente o protagonista será assombrado por uma derrota no prêmio da Academia de Artes Cinematográficas.