Esqueçam aquela velha historinha de "o copo está metade cheio ou metade vazio?". Todo mundo já sabe as respostas, o significado das respostas, e, principalmente, todo mundo já recebeu algum e-mail com powerpoint de auto-ajuda que tinha a frase "veja o copo sempre como metade cheio!", o que a coloca esse questionamento na lista de coisas a serem extintas pela humanidade (junto com a cerveja sem álcool e os carros TUNADOS). Não senhor, se quiser conhecer a índole de determinada pessoa, substitua essa pergunta por outra mais atual e muito mais eficiente: "o que você acha da Wikipédia?".
Pensem a respeito. Caso eu odeie a Wikipédia com todas as minhas forças, talvez até mais do que aquelas embalagens fáceis de abrir, provavelmente justificarei minha opinião dizendo que "qualquer um pode editar a Wikipédia" - ou seja, vivo em eterno temor de que discípulos de Darth Vader varrerão o site inserindo as notas mais absurdas e tocando o terror através do vandalismo digital.
Por outro lado, caso eu faça um coraçãozinho com a mão toda vez que entro no site, provavelmente justificarei minha opinião dizendo que "qualquer um pode editar a Wikipédia" - ou seja, levo fé total na Igreja dos Internautas Responsáveis e Zelosos, acreditando piamente que, além de contribuir com a verdade absoluta para os verbetes da enciclopédia online, essas pessoas vão corrigir possíveis erros ou tentativas de sacanagem por parte da turma do fundão.
Como podem ver, temos exatamente o mesmo cenário; o que muda é apenas a visão do sujeito. Basicamente é uma pergunta que dirá a você se o seu interlocutar acredita ou não nas pessoas. Mas, não tratando do tema de forma direta, ela há de ludibriar os fiscais do politicamente correto e suas respostas irritantemente prontas. Assim, toda vez que alguém chegar pra você com essa historinha de ninar do copo metade vazio ou cheio, faça questão de beber o conteúdo do copo e gritar depois "E A WIKIPÉDIA?!". |