uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Feliz Segunda-Feira
Menos frases de efeito, mais ideias
Como trocar a resistência de um chuveiro
Jogando com a realidade
Very Rich People
Feliz Segunda-Feira
Dormir, bocejar, se entediar
De Tarantino, peixes e temas profundos
Feliz Segunda-Feira
Comendo ganância no café da manhã

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Não sei se tu me ama, pra que tu me elege?
Thiago Silverolli - 12 outubro 2010 - 01:45
A figura do Tiririca não é o que me incomoda. O meu problema não é ele ser eleito ou não. O que eu condeno é o mecanismo de duas maos que representa a candidatura de personagens da mídia que não têm a menor experiencia politica. De um lado, o ex-famoso querendo uma chance de reaparecer para o publico, numa ultima tentativa desesperada de não cair no esquecimento; e de outro, politicos despudorados que se aproveitam do apelo que os diversos Tiriricas possuem para se elegerem obscuramente graças ao sistema de votação proporcional.

Quem critica o a figura do Tiririca por se prestar a esse papel, tem a mesma noção de gravidade do problema que as pessoas que o elegeram: Muito superficial. Ter um palhaço no congresso (e aqui não estou sendo pejorativo, afinal essa é a ocupação dele) não vai fazer a menor diferença entre os milhares de parlamentares que lá estao, entre sérios e nem tao serios assim (e agora sim, uso o carater pejorativo).

A ferida é mais profunda, é estrutural. O sistema de votação deixa de ser democratico a partir do momento que os eleitores desconhecem as pessoas que estão sendo eleitas, justamente porque esses candidatos sequer receberam votos nominais suficientes para tanto. Além disso, se em concursos públicos são aceitos apenas os mais bem preparados, porque é que os candidatos nao sao submetidos ao mesmo rigor de avaliação? Cargo público não pode ser encarado como cabide de emprego, pra se considerar política como profissao, é preciso que se tenha profissionais, ou seja, pessoas preparadas para as obrigaçoes e responsabilidades que as funçoes demandam.

E os eleitores? Não é por acaso que o voto deixou de ser um direito para se tornar um dever. Como é que as pessoas podem estar aptas a tomar decisoes tao importantes, se menos da metade tem noçao do que representa o ato que estao praticando no dia das eleiçoes, e menos ainda, talvez nem 10% dos eleitores tem condiçoes de estabelecer uma discussao politica do nivel que estamos tendo aqui. Nível este que nem está tao abrangente assim.

Nada contra o Tiririca se essa for a vontade real do povo, o problema é que esta vontade não é respeitada. E mais, se esse mesmo povo não leva a sério a oportunidade que tem de mudar alguma coisa, tambem nao tem o direito de reivindicar que seja levado a sério depois.

Em tempo, entre os 6 parlamentares eleitos com os votos do Tiririca, estão políticos como Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato anterior para escapar da cassaçao no escândalo do mensalão. Não sei até que ponto o povo se identifica com esse tipo de representante e nem se ele teria o apelo sufciente para continuar na vida pública com as próprias pernas.
Comentários: 1