Me lembrei desse post do André ao perceber como a imprensa do centro do país faz questão de nos lembrar que podemos ser tudo, menos brasileiros como eles.
- No Jornal da Globo, ontem, as chamadas do futebol eram "Palmeiras faz 4 a 2 no Santos no Palestra Itália; Grêmio vence e assume a liderança". A grande quantidade de gols não foi comentada em nenhum momento nas chamadas, só quando foram efetivamente mostrar os tentos gremistas, como se resultados de 7 x 1 ocorressem duas vezes por semana no brasileirão.
- O Jornal da Noite, na Band, foi mais separatista ainda. Boris Casoy mostrou, com detalhes, os seis gols de Palmeiras 4 x 2 Santos. Ao final, disse: "Nos outros jogos da rodada, o Sport derrotou o Atlético PR por 1 x 0, e o Grêmio venceu por 7 x 1 o Figueirense e assumiu a liderança do campeonato". Para compensar a falta das imagens do jogo, ele olha para a câmera e dispara: "Isso mesmo, o resultado final foi de 7 x 1 para a equipe gaúcha".
Não considerem esse texto uma ode ao gremismo desmedido, até porque tenho certeza que torcedores colorados também se identificam com essa situação. Só fico imaginando que 7 gols de Flamengo ou SPFW SPFC seriam amplamente divulgados em todas as chamadas, e mereceriam até um comentário do Cléber Machado no Jornal da Globo - coisa da qual senti muita falta ao fim do noticiário. |