uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Sensacional(ismo)
Euro 2008
Publicitando
As Aventuras do Homem-Clichê - 2
Euro 2008
Com volantes mas sem direção
Sinais do sexto sentido fechado
Vai Brasil dá o show!
Não Passa Nada, OOOOOO!!!
Trocando as bolas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Filmes ao redor da Globo - 1
André - 21 junho 2008 - 21:17
O material de pesquisa sobre a Globo Filmes é absurdamente escasso, o que me levou a momentos de pânico durante a construção da monografia. Portanto, decidi separar o capítulo que fala sobre a co-produtora e postar aqui aos poucos, aumentando assim a bibliografia online sobre o assunto e, de repente, fazendo chegar até o Cataclisma alguém que pesquise "globo" no Google.

-------------

A Rede Globo de Televisão é dona do maior conglomerado de mídia da América Latina. Suas produções televisivas, principalmente as telenovelas, são sucesso entre as mais diversas faixas de audiência, compreendendo um público que está acostumado a enxergar no logotipo da emissora um selo de qualidade

No entanto, apenas no final da década de 90 a emissora resolveu investir no cinema enquanto produtora (a Globo Filmes nada mais é do que um núcleo da original). A empresa comandada por Roberto Marinho aproveitou-se da crescente visibilidade que as produções nacionais estavam alcançando (três filmes brasileiros haviam sido indicados pra o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em um curto espaço de tempo), e das oportunidades abertas pelas leis de renúncia fiscal. Para Anita Simis,

É preciso ter em conta que atualmente há uma tendência de as grandes empresas se estruturarem por processos de dupla integração: vertical e horizontal, procurando reduzir os custos e assegurar os mercados, combinando uma diversificação extra-ramo, porém, intra-setorial. Essa tendência se associa ao momento em que a Globo Filmes surge, isto é, depois que a legislação de incentivos fiscais para o cinema foi consolidada, que o cinema, com sua ajuda, criou para si um espaço significativo e outras instituições, como bancos, se valeram de seus incentivos para criar espaços culturais.


É então que um projeto, que estava sendo desenvolvido desde meados de 1997, começa a atuar regularmente em 1998 como a Globo Filmes, trazendo para o cinema o prestígio de uma empresa que tem em seu rol de funcionários atores, diretores e autores consagrados. Os primeiros lançamentos - ainda no ano de 1998 - foram de filmes infantis como Zoando na TV (1998, JOSÉ ALVARENGA JR.) e Simão, o Fantasma Trapalhão (1998, PAULO ARAGÃO), além de Orfeu (1998, CACÁ DIEGUES), que contava com o músico Toni Garrido no papel principal.

No ano 2000, a empresa resolveu inovar. O núcleo Guel Arraes projetou a produção de duas minisséries que depois seriam reeditadas para serem exibidas no cinema. Dos dois projetos¹, apenas um vingou: O Auto da Compadecida (2000, GUEL ARRAES). Assim como na televisão, o filme obteve um grande apelo entre os mais diversos públicos, tornando-se a maior bilheteria nacional daquele ano e também da retomada, com 2,2 milhões de espectadores². Com o mercado crescendo de forma significativa – chegou a triplicar de 2002 a 2003 –, a Globo encontrou uma grande oportunidade de expansão para a única mídia que ainda não havia alcançado.


1 - O outro produto era Luna Caliente, dirigido por Jorge Furtado, mas que não pode ser exibido nos cinema devido a problemas com direitos autorais.

2 - De acordo com o site Cinética, acessado no dia 7 de novembro de 2007.

Marcadores:

Comentários: 0