uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Você sabe que está velho quando...
The importance of being leader
Club Bill Gates
Patetices
Ah, publicitários...
Vá pra putaquepariu
Teleperto
The Boss
Ho$pital
You better you bet

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Hmm... rosquinhas
André - 19 agosto 2007 - 21:18
Os Simpsons - O Filme (The Simpsons Movie)
4/5

Direção: David Silverman
Roteiro: James L. Brooks, Al Jean, David Mirkin, George Meyer, Matt Groening, Ian Maxtone-Graham, Mike Reiss, Mike Scully, Matt Sellman, John Swartzwelder e Jon Vitti, baseado em série de TV criada por Matt Groening

Elenco
Dan Castellaneta (voz do Homer, entre outras)
Julie Kavner (voz da Marge, entre outras)
Nancy Cartwright (voz do Bart, entre outras)
Yeardley Smith (voz da Lisa)

Mantém o nível do seriado, mas parece que falta alguma coisa...

Uma cagada do Homer acaba colocando a cidade toda em perigo, e agora a família precisa consertar tudo antes que seja tarde demais.

Vejo muita gente falando por aí que o filme é um episódio de uma hora e meia, o que não é verdade: tudo, desde a estrutura da história até os planos e enquadramentos, foi pensado para o cinema.

Mas o nível de qualidade é o mesmo que se vê na telinha, com alguns poréns: a voz nova do Homer (na versão não-legendada) atrapalha. Bastante. Fora isso, o que mais prejudica é a fama do seriado: o filme tenta abordar o maior público possível, e isso fica claro em ótimas piadas que recebem uma "explicação" depois (cena do Homer no cinema e da brincadeira com a Fox, por exemplo), ou na falta de coragem para insistir em outras (uma que envolve a escolha de um número seria melhor se fosse mais longa), além de muito humor físico. E determinadas situações forçam demais o Homer a ser idiota, o que torna a coisa meio previsível.

Por outro lado, as sacadas inteligentes e gozações com qualquer pessoa, povo, credo, religião, time, animal de estimação, roupa, tradição, cabelo, sapato, costumes, idéias, vontades, fantasias, política, ideologia e etc continuam. Já que podiam jogar qualquer coisa no meio da trama, os roteiristas armaram um verdadeiro arsenal de piadas, que torna-se dinâmico graças às centenas de personagens coadjuvantes, muito bem exploradas como sempre. Quanto à trama central, ela cumpre bem o papel de mover a história para a frente, dando opção para diversas críticas e sátiras por parte dos realizadores e abrindo espaço para as mais absurdas situações.

No final das contas, até entendo porque dizem que é um episódio de uma hora e meia: há uma falta de ousadia, ainda que pequena, na transição do desenho para a telona. Só que depois de passar esse tempo rindo precebe-se que, embora a película não atinja as expectativas, ela faz bonito frente a toda a mitologia da série. E isso já é um grande mérito.

--

Por questões pessoais, só consegui postar hoje. Desculpem o atraso.

Marcadores:

Comentários: 6