uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A favor da maré - Parte 3
Abordar navios mercantes
It's rock'n'roll, baby!
A incoerência sobre 4 rodas
Considerações
Quem ri por último.
Muito bom esse guri!!
EU ACREDITO!
Curtas
Camiseta Oficial Cataclisma14

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Manifesto
Kleiton - 20 junho 2007 - 14:14
Como já dito nos comentários da coluna Tá Tudo Interligado dessa semana (Leandro, baita post), a proibição do COB quanto a blogs e sites pessoais de atletas é um assunto que não vai acabar tão cedo.

O nome dessa coluna, Expressão Digital, parece adequado em um momento como este, quando da restrição - imposta pelo COB - a esse tipo de expressão (blogs e sites pessoais) de atletas competidores do Pan 2007, a acontecer no RJ entre os dias 13 e 29 de julho.

1 - De acordo com a regra 51 da Carta Olímpica, atletas, treinadores e outras pessoas credenciadas pelas delegações dos países não poderão atuar como jornalistas ou comentaristas durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007, visando a proteger os interesses de toda a mídia credenciada para o evento. [ver completo]

Como fica claro no comunicado do COB, o interesse privilegiado nesse caso é o da mídia credenciada, e não o do público. Onde lê-se "público", leia-se também "cidadão", "pagador de impostos" e "principal contribuidor para a realização do Pan", visto a importante participação estatal no evento (Caixa e Petrobrás como patrocinadores oficiais, Correios como parceiro e Ministério do Esporte como parceiro governamental).

O que me impressiona nessa história toda é a incapacidade do COB de ver que, com uma cobertura paralela à oficial (blogs de atletas recheados de vídeos, áudios e fotos do evento), o Pan 2007 só teria a ganhar. Afinal de contas, essa "mídia paralela" tornaria disponível determinados conteúdos que a grande mídia certamente não exibirá (como diz o Leandro, "um video gravado direto dos vestiários, na concentração momentos antes de uma partida; ou depois, com o atleta comemorando a vitória com seus colegas de equipe, cantando aquela música tema deles..."). Porque esse conteúdo é específico demais, pessoal demais, não-massivo demais.

Esse conteúdo não é de interesse da grande mídia? Mas pode ser de interesse do público, que se identifica muito mais com a história individual de um atleta (um ídolo) do que com a cobertura massiva oferecida pelos meios tradicionais. Falta discernimento para entender que esse não é um conteúdo concorrente, mas complementar. Com a restrição, o COB sai perdendo, o Pan sai perdendo, o público sai perdendo. A mídia credenciada não sai perdendo, mas também não ganha nada com isso.

Esse é um assunto importante demais para passar batido. É uma liberdade importante que está sendo tirada dos atletas, e caso não haja uma discussão agora, novos abusos poderão ocorrer em um futuro próximo (blogar vídeos de torcida de futebol no estádio, por exemplo, ou publicar fotos de fãs com atletas). O descaso do COB quanto à liberdade de expressão não pode contagiar o grande público.

Blogosfera, manifeste-se.

Marcadores:

Comentários: 5