uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Efeitos de Páscoa
Você está velho quando....
Barba, cabelo e bigode
XX - XY
Metropolitano Circular
Síndrome de Ronaldinho
Net-ertainment
Eutanásia já!
Error: "Lockdown at sector 6"
Sem gás

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Fluidez
André - 16 abril 2007 - 12:23
Por Água Abaixo (Flushed Away)
5/5

Direção: David Bowers e Sam Fell
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais, Christopher Lloyd, Joe Keenan e William Davies, baseado em estória de Sam Fell, Peter Lord, Dick Clement e Ian La Frenais

Elenco (vozes)
Kate Winslet (Rita)
Hugh Jackman (Roddy)
Ian McKellen (Toad)
Andy Serkis (Spike)
Bill Nighy (Whitey)

Preparem-se para uma enchente de trocadilhos envolvendo "água".

Roddy é um rato de estimação que vive em uma gaiola-mansão dentro de um puta apartamento. Um dia recebe a visita inesperada de um roedor do esgoto - e, na tentativa de livrar-se dele, o próprio Roddy acaba literalmente indo por água abaixo. Achando que está na merda, ele acaba descobrindo uma cidade subterrânea habitada por seus semelhantes, além de se envolver com uma roedora gatinha que está sendo perseguida por gângsters.

Produzida pelo estúdio britânico Aardman, "Por Água Abaixo" difere um pouco das outras obras da empresa (como os excelentes "A Fuga das Galinhas" e "Wallace e Grommit"): não utiliza a técnica do stop motion, conhecida popularmente como "massinhas", e sim a tradicional animação 3D. No entanto, mesmo sendo criadas por Afters Effects da vida, as personages possuem um visual muito similar aos outros trabalhos da produtora - e, o que é melhor, a história mantém o padrão de qualidade: original, divertida e muito engraçada.

Isso porque apesar da trama relativamente simples e de cada personagem ter sua função determinada, o roteiro foge de caricaturas. Aliás, vai além: brinca com os estereótipos, utilizando-se bastante da metalinguagem e procurando sempre romper com os clichês do gênero. Mantendo uma narrativa dinâmica, prende a atenção do espectador desde o início, com a câmera sempre ágil e beneficiada pelo ótimo visual da animação (a Londres subterrânea é de tirar o fôlego).

Mas o melhor é que, ao longo dos 90 minutos de filme, a inteligência do público nunca é subestimada. Até mesmo a tradicional mensagem sobre os valores de amizade, família e união são desenvolvidos de forma sutil, mais sendo assimilados do que explicados (a cena em que Roddy diz "Boa noite" a Rita é um exemplo). A história flui, e nenhuma piada soa deslocada ou forçada, mantendo assim o ritmo da produção. "Por Água Abaixo" é uma animação que reúne ótimas sacadas, personagens cativantes, ação frenética e (muitos) momentos de humor inspiradíssimo, evitando apelar para convenções ou saídas fáceis - tirando sarro delas, inclusive. Ou seja, tudo que uma obra precisa para agradar adultos e crianças.

O mau desempenho do filme nas bilheterias fez com que a
Dreamworks acabasse a parceria de mais de seis anos com a Aardman. No entanto, depois de assistir o longa e perceber que a qualidade da produtora inglesa continua lá em cima, só posso concluir que a ex-empresa de Steven Spielberg entrou pelo cano.

Marcadores:

Comentários: 6