uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Sem gás
Ben
A decepção do ano
Pérolas de Chocolate
Aceleradoras
Enfim, aos 21...
sêrt sod onU
Davi e Golias
Porcos Capitalistas
Homens de Preto

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Error: "Lockdown at sector 6"
Leandro Corrêa - 10 abril 2007 - 21:03
"Estamos achando que você talvez seja um hacker e, por isso, sua conta de e-mail estará desativada pelas próximas 24 horas até que investiguemos se você feriu nossos Termos de Uso." Não foi bem nessas palavras, mas foi isso que o Google me disse quando tentei acessar meu Gmail no último domingo. Nunca precisei tanto usar meu e-mail como aquele dia -- e aqui temos uma prova da Lei de Murphy. O resultado: me ferrei.

Essa nossa vida moderna e interligada tem disso. Eles nos oferecem mil e uma vantagens de graça e a gente aceita os Termos de Uso, cedendo informações sobre nossa vida, interesses pessoais, hábitos de consumo, rede de amigos, planos pro futuro etc. Em troca, confiamos no serviço que não é cobrado (já falei sobre isso antes). Mas como contornar um "uso irregular dos nossos serviços" se você não fez nada de errado?

"Que sirva de exemplo!", dirão. Mas quem nunca teve o mesmo tipo de problema com serviços pagos? Aquela assinatura de jornal difícil de cancelar, aquela conta de telefone que veio um assalto, aquele cheque debitado no dia errado... Você fica na mão do mesmo jeito. Se os robôs do Google são burros e/ou loucos, os atendentes de telemarketing também são.

Mas eu e o Gmail já fizemos as pazes, apesar de ter levado mais que as 24 horas previstas. O problema é que estamos cada vez mais botando a mão no fogo em troca de serviços maravilhosos e grátis, como este blog por exemplo. Aos poucos estamos aprendendo a lidar com a internet, estabelecendo nosso limite de uso, nosso grau de confiança nos sites, experimentando aqui e ali. Mas é óbvio que, se tudo funcionasse corretamente sempre, poderíamos pular essa fase e estarmos todos eficientemente interligados, vivendo melhor, trabalhando melhor, produzindo melhor e nos entretendo melhor.

Eu quero armazenar meus e-mails, minhas fotos, meus videos na internet com a certeza de que não irão desaparecer do nada. Eu quero comprar um ingresso pro show do U2 sem ficar achando que vai dar merda. Internet é progresso; desconfiança é atraso. Está claro que este problema precisa ser resolvido. A pergunta é: como faremos?

Continuar assim é que não dá. Vejam: um hora o Blogger pode dar uma de louco (ou burro) e apagar todos os arquivos do seu blog. E aí?
Comentários: 7