uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Excitante!!
Caminho sem volta
Movendo os peões
Sem Gás
Um a zero
Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 14 milhões
Vocabulário Técnico
Foi foda
Série Acadêmica
A Nova Ordem Mundial II

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sobre meninos e laptops
Kleiton - 14 fevereiro 2007 - 00:57
A maioria das pessoas conhece as minhas preocupações sociais. Muito embora às vezes soem um tanto hipócritas e utópicas, elas realmente existem. Até porque num país como o nosso, pra fechar os olhos pros problemas sociais, só mesmo embarcando no ônibus, ligando o mp3player e não olhando pela janela.

Ok, ok. A relação entre tecnologia e problemas sociais não se resume a isso. Muito pelo contrário, acredito que a tecnologia pode mudar a realidade de pessoas; permitir acesso universal à internet é permitir acesso universal à informação, e não a uma informação filtrada pelo agenda setting e recebida em massa pela telinha da TV, mas a uma informação livre, onde o "filtro" é pessoal e intransferível. E o caminho pra isso é democratizar o computador.

Por isso eu acredito no projeto One Laptop Per Child (OLPC). Acredito que permitir o acesso gradual à tecnologia para as crianças é permitir que elas se formem adultos melhores e mais preparados, mais adaptados ao mundo. Utilizar esse laptop pode permitir que essas crianças criem e reforçem laços com seus colegas. Pode permitir uma nova forma de construção de conhecimento, muito mais complexa e, exatamente por isso, mais eficiente. Pode permitir que essas crianças se expressem (blogs, flogs, foruns), que repensem sua visão de mundo, ou então que a construam de uma forma mais plural.

Mas também não acho que o OLPC seja perfeito nem nada disso. A utilização desses laptops vai exigir um orientador, um professor que saiba indicar o caminho, propor atividades, fazer com que as crianças possam tirar proveito máximo dessa experiência. MSN, Orkut, putaria: acho até que tudo isso pode ser válido e fazer parte do processo, se ao mesmo tempo elas estiverem sendo educadas para a contrução colaborativa de conhecimento, para o novo way of life do digital, do virtual, da conectividade. Sem orientação, não acredito que esse projeto possa sair do papel.

Existem críticas sobre ser um investimento supérfluo - que o dinheiro (público) seria melhor investido em escolas, creches e bibliotecas, ao invés de laptops. Concordo, é óbvio. Mas ainda acho que seja melhor um laptop do que dinheiro desviado, do que salário de deputado, do que obra superfaturada.

Ah, e o mais grave de todos os problemas: não adianta dar laptop pra quem não tem o que comer. Desigualdade social, gente vivendo abaixo da linha da miséria, famintos aos milhões: são problemas que existem no caminho, e que não serão resolvidos tão cedo.

Mas o OLPC não pode resolver todos os problemas do mundo.

Marcadores:

Comentários: 3