uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Só pra postar então...
O que aconteceu com o mundo???
Papai Noel é brasileiro
1 letra
A Rolling Stone ainda tem crédito?
Debutando
Can you see them?
Inusitado ou Idiota? 1ª edição
COOOONNNEEEEE!!!!
Can I wait for so long?

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Qual o melhor filme que você viu em 2005?
Leandro Corrêa - 30 dezembro 2005 - 15:07
E aí gaúchada, beleza? Por aqui está tudo certo :)

Bora falar de cinema. Vamos supor o seguinte cálculo: pegue o número total de filmes que você viu esse ano (aproximadamente) e divida por 365 dias. Estava pensando nisto e fiquei bem contente por ter chegado perto de uma média de 0,7 filme por semana. Sem dúvida minha melhor pontuação em 22 anos, ou seja, a minha vida inteira!
Inspirado nos comentários do post do André sobre o Top 10 da Rolling Stones, resolvi também pegar carona nessa onda de "Retrospectiva" que todo jornal, revista e canal de TV estão fazendo para eleger um Top 3 "Os Melhores Filmes que eu vi em 2005".
Além daqueles que eu certamente devo estar esquecendo, também ficam fora da minha lista os filmes que eu não vi - apesar da média alta. Dividi em duas categorias: Filmes Antigos e Filmes Novos (de 2005). Como a idéia era falar só dos melhores deste ano, não vou perder muito tempo com os antigos. São eles:
- Zellig
- Bons Companheiros
- Platoon
- Kill Bill Vol. 2
- Jerry Maguire
- American Graffiti
- Irmãos Cara-de-Pau
- O Anti-Herói Americano
- South Park, O Filme
Recomendo todos com muito entusiasmo.

Pois bem. Quanto aos Filmes Novos, na minha opinião a safra de blockbusters foi muito boa. Destaco os que eu mais curti: Star Wars 3, Batman Begins e Guerra dos Mundos.

Star Wars Episódio III - A Vingança dos Sith
O maior arrasa-quarteirão do ano, sem dúvida. E olha que todo mundo que viu já sabia o final. George Lucas foi competente ao finalizar a trilogia que propunha, além de encher mais ainda seus bolsos, explicar como Anakin Skywalker transformou-se no maior vilão do cinema (depois de Don Corleone, ressalto).
Se Star Wars já era uma franquia de sucesso na indústria de entretenimento de Hollywood, o sombrio Episódio 3 fez com que virasse grife.
Três momentos: a aguardada-por-mais-de-20-anos luta entre Anakin e Obi-Wan no planeta vulcânico Mustafar; a emblemática cena em que Anakin reaparece respirando através da máscara de Darth Vader; e a trilha sonora do filme inteiro, fantasticamente orquestrada pra fazer chorar.

Batman Begins
A origem deste super-herói não envolve energia atômica, mutação genética nem substâncias tóxicas. O cara apenas aprendeu a lutar treinando muito e descolou uns acessórios pra usar de arma. Tudo bem que escondeu a verdadeira identidade vestindo fantasia inspirada nos morcegos da sua caverna, mas isso foi só pra se diferenciar do McGyver.
O que me agradou foi justamente esta proximidade com a realidade. Explorar sem firulas o lado humano do personagem foi uma ótima idéia: ele ora tem medo, ora tem coragem, ora sente dor e ainda se apaixona - como todo mundo. O filme tem uma boa trama, muita ação, as cenas de lutas são ótimas e Gothan City ficou tão podre quanto seus políticos.
Três atores: Christian Bale fez, ao longo do filme, o personagem Bruce Wayne transformar-se num Batman de botar medo; Michael Caine como o mordomo Alfred roubou a cena várias vezes; e Gothan City está tão viva que é quase uma personagem.

Guerra dos Mundos
Tensão, suspense, robôs alienígenas, catástrofes e efeitos especiais super realistas. Não é o melhor do Spielberg, mas ainda assim um filme bem dirigido.
Três cenas: o plano seqüência impossível na rodovia, durante a primeira fuga da família em um carro; o pai e a filhinha atrás do espelho escondendo-se do olho-robô-cobra; e o caos durante a perseguição dos gigantescos robôs aos civis pelas ruas, casas e prédios da cidade.

Além destes três, ressalto menção honrosa para duas cinebiografias que me impressionaram: Ray e A Queda. (Ray é de 2004, eu sei, mas todo mundo viu em 2005 por causa do Oscar, então merece um desconto, vai!)

Ray
Tudo que o filme tem de impressionante se deve ao próprio Ray Charles: a história da sua vida é fantástica (pianista pobre, negro e cego enfrenta o preconceito da sociedade americana dos anos 50), o seu talento é monstruoso (tocava e cantava frenéticamente sem perder ritmo) e sua música é genial (o cara misturou R&B com música gospel, criando o Soul). Foi o que bastou pra entrar na minha lista.
Três cenas: flashback da tragédia na infância; flashback da mãe ensinando Ray a conviver com a cegueira; e a seqüência envolvendo os negros na Georgia, onde o ator Jamie Foxx, durante a primeira apresentação em seu estado natal, faz por merecer todos os prêmios que ganhou interpretando Ray Charles.

A Queda - As últimas horas de Hitler
Chocante e horrível, retrata a adoração absurda e irracional ao líder totalitário nazista no final da 2ª Guerra. Um capitulo da história da Alemanha, contada pelos próprios alemães, que a humanidade nunca deveria ter visto.
Um ator: Bruno Ganz está idêntico a Adolf Hitler, e tão monstruoso quanto.

E finalmente o motivo principal deste post: o Top 3 "Melhores Filmes que eu vi em 2005".

Bronze

Elizabethtown
Música boa e pé na estrada, uma redescoberta sobre valores como o amor, a família e o sucesso. Inspirador do começo ao fim, o filme conseguiu definir numa pernagem, Claire Colburn, todas as características do tipo de mulher para quem eu realmente me entregaria por completo. Dane-se todos os outros aspectos do filme! Medalha de bronze só porque eu estou apaixonado até hoje!
Três frases da Claire: "I don't know a lot about everything, but I do know a lot about the part of everything that I know, which is people"; "I'm going to miss your lips, and everything attached to them"; e a mais verdadeira de todas: "I'm hard to remember, but impossible to forget".

Prata

Sideways
Música boa e pé na estrada, uma redescoberta sobre valores como a vida, o amor e a amizade - acho que estou virando fã do gênero road movie. Mas com um filme desses, a simpatia é justificável. Afinal, a idéia de pegar o carro e cair na estrada, percorrer a rota das vinículas e dividir o volante com um amigo em seus últimos dias de solteiro é realmente atraente.
Três momentos: Miles e Jack provando vinhos; o episódio em que Jack perde sua carteira; e Maya ouvindo Miles divagar sobre sua preferência pela frágil uva Pinot sem perceber que fala de si mesmo.

Ouro

Sin City
Medalha de ouro por vários motivos. A começar pelo aspecto visual, onde a fotografia surpreende do começo ao fim, misturando atores reais com desenho animado e cenários 3D - tudo em alto contraste. É ver para crêr, e chorar.
Em seguida vêm os personagens de Frank Miller, que cativam muito. Cinco minutos para conhecê-los e você não só os compreende, mas torce por eles.
Além disso, o filme relata três ótimas histórias que, apesar de independentes, se cruzam pelas ruas da tal cidade do pecado - um lugar violento onde em cada beco, segundo o brutamontes Marv, "espere encontrar qualquer coisa".
Resumindo, nunca havia assistido nada parecido. Ganhou-me pela originalidade, e por isto é o Melhor Filme que vi em 2005.
Cinco destaques: a cena da morte do canibal Kevin; a carnificina provocada pelas prostitutas para lavar Oldtown; Jessica Alba como Nancy, dançando em movimentos cataclismáticos sobre uma mesa de bar; a cena da cela em que John Hartigan está preso, pensando em Nancy; e a brutalidade de Marv, o personagem mais cruel e violento do cinema (depois de Don Corleone, insisto!) e a sua motivação, Goldie, por quem se apaixonou por ter o perfume que os anjos devem ter...
Comentários: 3