uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Debaixo de mau tempo
Everybody was kung fu fighting
A publicidade total
The women are on the table
light years
Feliz Segunda-Feira
E tomara que seja o último, mesmo
Diálogos comunitários
Taxi Driver
Feliz Segunda-Feira

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Clássicos da gurizada
André - 07 setembro 2010 - 12:28
Quando assisti ao novo Karate Kid, deparei-me com a perigosa necessidade de mexer com a minha infância - afinal, a parceria Daniel-San e Sr. Miyagy fora um dos HORIZONTES do meu crescimento, e meus sentimentos quanto ao filme original poderiam muito bem ser corrompidos pela visão cínica que tenho do mundo hoje (construída principalmente por torcer para o Grêmio na década de 00).

Daí achei que seria legal fazer uma lista com todos esses filmes que a gente vê quando criança e classifica como "o filme mais legal desde o XOU DA XUXA". Sem mais delongas, então, apresento a minha lista desses clássicos da pirralhada (não botei Curtindo a Vida Adoidado nem Goonies porque são hors concours):

Karate Kid - a Hora da Verdade
Qual é a do filme: Daniel Larusso e sua mãe se mudam pra Nova Jérsei. O rapaz tem problemas de adaptação, pelo menos até conhecer Ali Mills, uma mina gatinha que na vida real NUNCA daria bola pra ele. Quando o ex-namorado carateca de Ali dá as caras e começa a tocar o terror pra cima do Daniel, ele recorre a um velhote estranho que lhe ensina não apenas caratê, mas também lições de vida e, mais importante, entrega pro guri uma faixa muito massa pra ele usar na cabeça.
Por que virou clássico: Porque tem um treinamento alternativo sensacional, que a princípio faz tanto sentido quanto o TWITTER, mas quando aplicado deixa o espectador num estado de "UOU TU VIU O QUE ELE FEZ SÓ PINTANDO A CERCA?". Também porque o golpe final, de tão devastador, tornou-se referência pop. E, claro, não podemos esquecer o quanto a Elizabeth Shue tava gatinha no filme.

Os Aventureiros do Bairro Proibido
Qual é a do filme: Dois amigos têm suas namorada sequestradas por uma gangue asiática, e precisam invadir Chinatown para resgatá-las - mas, como estamos falando aqui do oriente, eles se vêem em um lugar MISTERIOSO e SOBRENATURAL, onde coisas MISTERIOSAS e SOBRENATURAIS acontecem com tanta frequência que deixam de ser MISTERIOSAS e SOBRENATURAIS.
Por que virou clássico: Eu poderia citar vários elementos, das cenas de ação toscas aos figurinos de bateria de carnaval. Mas o que torna Os Aventureiros do Bairro Proibido um clássico instantâneo é, sem dúvida, a cena onde um sujeito literalmente explode de raiva.

O Grande Dragão Branco
Qual é a do Filme: Van Damme interpreta um sujeito que, para honrar seu mestre, resolve participar do Kumitê, o torneio de artes marciais mais perigoso do mundo. Claro que no meio do caminho ele acaba se apaixonando por alguém (nenhum sentido), criando uma forte amizade com outro americano e enfrentando um perigoso chinês que mexe os peitinhos.
Por que virou clássico: Porque é um filme de artes marciais que se preocupa apenas em jogar os caras num tatame em formato de PISTA DE SKATE e fazer eles quebrarem o pau. Nenhuma história é desenvolvida aqui. Além do mais, como não reverenciar cenas definitivas como Van Damme tomando café da manhã vendado e diálogos inspirados tipo "você quebrou meu recorde. Agora eu quebro você"?

Jamaica Abaixo de Zero
Qual é a do filme: Após um tropeço na prova de qualificação dos 100m rasos, o velocista Derice Bannock vai assistir às olimpíadas pela TV (ou algum link na internet). Entretanto, a presença de um ex-campeão de trenó na Jamaica o leva a montar uma equipe de trenó e partir para tentar participar das olimpíadas de inverno, onde eles acabam descobrindo a lição de moral genérica dos filmes hollywoodianos (ou seja, descobrem a si mesmos ao longo da jornada).
Por que virou clássico: Porque possui todos aqueles momentos apoteóticos que fazem qualquer criança levantar do sofá e gritar "quero ser jamaicano e montar um time de trenó!" (ok, forcei). É quando a gurizada descobre que você tem que ser você mesmo, e não há nada de ruim nisso, e aplica esses ensinamentos à sua própria vida, e aprende que "ser você mesmo" às vezes não é a coisa mais socialmente produtiva de todos os tempos.

Te Pego Lá Fora
Qual é a do filme: Jerry Mitchell acaba sem querer arranjando uma briga com Buddy Revel, sujeito que, de tão mau, provavelmente tem como bichinho de estimação o DARTH VADER. Jerry então passa o filme tentando fugir da pancadaria, e, como toda pessoa que tenta evitar uma pancadaria, acaba precipitando-se em direção à ela.
Por que virou clássico: Porque o arco dramático percorrido por Jerry Mitchell é o maior da história do cinema: começa como um nerd medroso e termina com potencial para fazer parte do elenco de Os Mercenários (duvido o Stallone Botox encarar o Buddy Revel sem estar armado de uma metralhadora ou de um DOLPH LUNDGREN). Ou seja, mesmo não tendo um alter-ego que é igual a ele e mesmo assim ninguém percebe a diferença, Jerry Mitchell acaba se tornando uma espécie de super-herói. E se aquele sujeito baixinho e com cara de PIDÃO consegue ser um super-herói, qualquer um de nós também consegue.

Marcadores:

Comentários: 0