Na noite desta quinta feira foi realizado o primeiro treino no circuito de Xangai, na China. Nos tempos, Lewis foi o melhor, cravando 1.35.630 como a melhor de suas 23 voltas. Felipe foi o segundo com 1.36.020. Kimi e Heikki ficaram logo atrás, com suas Ferrari e McLaren respectivamente.
Já houve um segundo treino durante a madrugada e até agora, na soma de todas as voltas, Lewis foi o único que baixou de 1 minuto e 36 segundos. No segundo treino, a melhor volta de Lewis foi de 1.35.750. Mas os 390 milésimos que separam os melhores tempos de Felipe e Lewis não assustam tanto, apesar de, na Fórmula 1, essa ser uma diferença razoável.
Alonso recuperou bastante seu tempo do primeiro para o segundo treino, assim como Nelsinho Piquet. Ambos fizeram mais de 36 voltas no segundo treino e colaram no tempo de Felipe Massa, baixando de 1.36.100.
Mas o interessante de ver no primeiro treino (de 80 minutos) é ver como os pilotos se saem no primeiro contato com a pista. As primeiras voltas mostraram que o Felipe está com o carro bem equilibrado, apesar de aparentar ter pouca asa. Foi da Ferrari a melhor velocidade em reta com certeza no primeiro treino, com Kimi passando de 316km/h e Felipe de 315 km\h. O "radar" da velocidade está, no mínimo, uns 50 metros antes da freada. No mínimo. Isso dá mais certeza a afirmação sobre a asa. Isso é muito bom para o brasileiro!
As primeiras tentativas de Felipe foram suficientes para que o carro atingisse a marca de 1.36.020. Não havia dado 10 voltas para chegar a este tempo. Nesse meio tempo, Lewis rodou, escapou a dianteira, subiu demais na zebra e não passou o tempo da Ferrari. Foi depois de parar nos boxes, rever tudo e voltar com um acerto que deixou o carro um pouco mais rápido nas retas que Lewis baixou dos 1.36. Mesmo assim Lewis parece mais nervoso quando corre. A essa hora Felipe já estava acertando outra coisa. Com aparente mais gasolina, a Ferrari começava a buscar um acerto para a prova ou utilizava os pneus para deixá-los no ponto para os treinos de sábado, pois é preciso de 3 a 5 voltas para aquecê-los.
Conclusão:
Ficou bem claro uma coisa: Felipe não jogou o carro no limite. A sua Ferrari parece bem acertada, mesmo quase 4 décimos mais lenta do que a McLaren nos tempos oficiais. Lewis brigou com o volante para fazer um ótimo tempo e jogar a pressão para o lado da Ferrari. Parece mais próximo do erro que Felipe. Kimi é outro que não conseguiu fazer o tempo sem dar umas escapadas e pareceu ter tirado bastante asa, descolando mais o carro do chão e aumentando a velocidade em reta, para baixar dos 1.36.100.
Aposto numa corrida bem disputada entre os líderes do campeonato, diferente do que os tempos mostram, e torco para o Brasil se sair bem, principalmente com aquele piloto que ainda busca o título para o páis, 17 anos depois do tricampeonato de Ayrton Senna.
O treino classificatório será as 3h da manhã, entre esta sexta e o sábado. Abraço! |