uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Você sabe que está velho quando...
Ordem, progresso...
iDIAotices
Enquanto isso, no corredor...
Ah, esses publicitários...
Quem eles pensam que são?
A beleza está nos olhos de quem vê
O Eixo do Mau
Cada um com seus problemas
Gremista eu sou!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Uma câmera na mão e uma (boa) idéia na cabeça
André - 05 outubro 2008 - 15:51
[REC]
5/5

Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo e Paco Plaza

Elenco
Manuela Velásco (Angela)
Ferran Terraza (Manu)
Vicente Gil (Policía)
Carlos Lasarte (Cesar)

Uma equipe de televisão acompanha a rotina noturna de um quartel dos bombeiros. Durante uma chamada, porém, eles acabam em um prédio onde eventos muito (mas MUITO) estranhos começam a acontecer, envolvendo uma possível contaminação por vírus. A partir daí, os diretores literalmente tocam o terror na galera.

Filmes de terror e suspense me impressionaram por pouco tempo, pois logo podemos identificar os artifícios para causar sustos, o que tira toda a graça da coisa. Por isso, a lista dessas películas que realmente me deixaram com medo é mais curta do que carreira de modelo.

Foi com expectativa, então, que baixei [REC], dica do Valter, sempre uma boa fonte de referências cinematográficas (embora nem tanto quando falamos de futebol). Na verdade, como ele mesmo explica no seu post sobre o filme, as obras de terror oriundas da espanha estão se tornando cada vez mais referência no gênero - e a maior prova disso é que Hollywood deu um tempo nas meninas cabeludas do oriente e começou a refilmar as produções espanholas.

E bem... [REC] é uma prova cabal e definitiva dessa qualidade. Uma película curtinha, com pouco menos de noventa minutos de duração, e que "perde" uma parte do tempo apresentando sua protagonista. Claro que, em uma decisão inteligente do roteiro, esse "tempo perdido" acaba sendo essencial para que o espectador passe a gostar de Angela e, assim, se preocupar com o destino dela. Na verdade, todas as personagens são pessoas bastante comuns, ficando assustadas e sempre questionando qual a decisão certa - afinal, é a vida delas que está em jogo. Por isso, uma breve discussão entre um casal de idosos é algo que ajuda a construir a fragilidade daquelas pessoas. A ausência de determinados estereótipos (a garota promíscua, o gurizão que quer resolver tudo na porrada, etc) torna tudo mais imprevisível. E mais tenso.

Já a direção deve ter dado uma dor de cabeça terrível. Num estilo meio Bruxa de Blair, [REC] mantém a câmera sempre na mão de Pablo, o cinegrafista da emissora. Se isso não é a coisa mais original do mundo, Jaume Balagueró e Paco Plaza criam sequências descomunalmente assustadoras com esse recurso. E mais: informando de cara onde está o perigo (os policiais e bombeiros indicam que todos DEVEM permanecer no saguão do prédio), os caras fazem o espectador prender a respiração TODAS AS VEZES que alguém precisa subir. É a velha tática do Hitchcock de que o suspense vem quando sabemos o que vai acontecer. Soma-se a isso os cenários absolutamente claustrofóbicos (pra onde quer que se olhe tem uma parede, uma porta, uma janela trancada, sem espaço pra respirar) e a agressividade dos infectados digna de um cabeça-de-área, e presto, temos um ambiente de horror definitivo.

Contando com planos-sequência completamente fantásticos e assustadores (repita comigo: nada é mais ENCAGAÇANTE do que um plano-sequência bem planejado), [REC] é um filme onde a tensão é tão constante, mas tão constante, que é quase uma disputa por pênaltis. Nada daquela história de trilha alta + susto falso, nem nada disso (embora aqui ou ali a película apele para convenções, mas nada que atrapalhe). O canal aqui é manter o espectador com o estômago embrulhado, seja com cenas fortes, seja com o suspense que permeia toda a produção. E se a idéia não é das mais originais, a execução prova que até mesmo temas batidos podem dar excelentes resultados quando trabalhados com inteligência.

O último plano do filme, por exemplo, é algo bem convencional. De certa forma, até esperado. Mas a construção das personagens e dos inimigos e do clima foi tão forte até ali, que ele deixa o espectador com a sensação de "ok, vou lá ver se a porta está realmente trancada e acender todas as luzes".

Marcadores:

Comentários: 2