uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Viagem
Euro 2008 - Final
Euro 2008
Sobre elevadores
Armas químicas
Os jovens são o futuro do país
Euro 2008
Filmes ao redor da Globo - 1
Sensacional(ismo)
Euro 2008

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Vendo Vectra 94
Thiago Silverolli - 04 julho 2008 - 20:51
Só se fala nisso. A coqueluche do momento é a nova lei conhecida como tolerância zero ou lei seca. É até meio complicado falar de um assunto que rende quase tantas especulações quanto o Big Brother, até mesmo porque este é um blog comunitário e as opiniões de seus colaboradores podem divergir entre si.

O fato é que tudo o que é radical se torna polêmico e que todo mundo adora uma polêmica para aparecer falando bobagem pros outros ouvirem. Outro dia vi uma reportagem sobre a preocupação dos padres com a lei. Segundo o jornalista, os vigários tomam vinho por tradição na cerimônia da missa e muitos deles acabam dirigindo carros logo em seguida para realizar seus demais afazeres, sendo assim a cultura do catolicismo estaria sendo posta em xeque. Pelo amor da Santa Genoveva! Ainda que seja comum a categoria padre/piloto, quem é que vai fazer um padre assoprar o bafômetro e autua-lo por embreaguez?

Numa situação dessas a gente chega a conclusão de que se os números não mentem jamais pelo menos eles titubeiam as vezes e se contradizem. Uma série de dados a respeito dos resultados das primeiras semanas de aplicação da lei vem sendo publicada em todo canto. ''O faturamento das casas noturnas caiu 40%" dizem os opositores da lei, enquanto que o outro lado acena com ''O número de acidentes graves se reduziu à metade". Cada um dá mais ênfase aos dados que convém ao seu ponto de vista e essa discussão ainda vai rolar por muito tempo nas mesas de bares por aí.

A mim o número que mais surpreendeu foi o efetivo da Polícia Militar deslocado para fazer cumprir a nova lei. O discurso não era de que precisávamos de mais homens? De onde saiu tanto policial? Possivelmente de algum lugar onde não se precisa mais de segurança, afinal a nova lei é mais importante, ela tá na mídia. E o negócio é evitar mortes no trânsito, assassinato tanto faz. Alia-se a isso o fato de que lidar com um pinguço é muito mais fácil do que enfrentar um bandido armado.

Eu, Thiago, sou favorável a essa lei e com todo o rigor que ela impõe. Porque ser humano é bicho triste, não sabe reconhecer seus próprios limites: se ganha a mão já quer logo o braço. E se a exceção sempre vira regra, então é melhor mesmo que não se abram exceções (apesar de a gente saber que elas nunca deixarão de existir, afinal quem pode desviar dinheiro público também pode dirigir bebaço). Além disso, o Estado nos concede a permissão para dirigir por nos julgar responsáveis a ponto de não representar-mos ameaça, então acho certo que ele tenha o direito de revogar essa permissão quando a gente prova o contrário. A menos que o pau d'água vá fazer o exame prático de direção completamente embreagado.

Meu único problema é com a punição atribuida, se tu coloca um cara que bebeu um pouco a mais e não chegou a causar dano a ninguém ao lado de um traficante, por exemplo, os resultados dessa equação só podem ser dois: ou sairão dois traficantes ou só o traficante sairá. Acho que já passou da hora de adotarmos a cultura dos trabalhos comunitários...
Comentários: 3