uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Vendo Vectra 94
Viagem
Euro 2008 - Final
Euro 2008
Sobre elevadores
Armas químicas
Os jovens são o futuro do país
Euro 2008
Filmes ao redor da Globo - 1
Sensacional(ismo)

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Filmes ao redor da Globo - 2
André - 04 julho 2008 - 21:36
Parte 1

Para a Globo Filmes, é mais acessível trabalhar a divulgação de suas produções, não apenas em comerciais, mas também inserindo tópicos sobre os filmes dentro da grade de programação da Globo (fazendo, por exemplo, os atores irem a um talk-show e falarem sobre os projetos), principalmente graças à hegemonia que a emissora detém sobre as audiências no horário nobre. Seus programas, novelas e reality shows, entre outros, são o padrão de qualidade que o público utiliza para fins de comparação, ou seja, para as pessoas, o que passa na Globo é o “comum”, aceito sem questionamentos. Diz Anita Simis

Tendo colecionado uma gama considerável de programas por ela produzidos, que, independentemente de sua qualidade artística, já tem boa aceitação no mercado e viabilidade econômica, seguindo a tendência internacional de dupla integração global, transformá-los em filmes e aproveitar o instrumento proporcionado pela legislação para se introduzir no ramo era o caminho para, pela primeira vez, penetrar em um novo mercado.

Como exemplo, além do já citado O Auto da Compadecida, podemos usar a produção Os Normais – O Filme (2003, José Alvarenga Jr.). Inicialmente um aclamado seriado com três temporadas e 71 episódios, teve na telona uma prequel do programa, mostrando como o casal de protagonistas se conheceu. E, uma vez que o público já conhecia e tinha simpatia por aquelas personagens, a campanha de marketing pôde se aproveitar de um sentimento latente, pois não havia necessidade de apresentar o conceito às platéias – no final das contas, o filme era mais um produto a ser consumido. Além disso, não havia receio de que as pessoas rejeitassem o plot da película, pois o tipo de humor, piadas e sátiras já haviam sido previamente testados. O resultado não poderia ter sido diferente: 1,2 milhão de espectadores em apenas quinze dias14. Isso porque havia um público definido a alcançar, e a visibilidade que a emissora deu à produção foi alta, graças aos diversos canais de comunicação que a Globo possui. O conglomerado de mídia formado por Roberto Marinho garante às produções um aparato de divulgação que simplesmente não havia no cinema brasileiro antes de 1998.

O surgimento da Globo Filmes, entretanto, despertou críticas e reações negativas por parte de alguns cineastas. Isso porque a empresa entrou na disputa pela captação de recursos através dos incentivos fiscais, como qualquer diretor independente, e como não chega a investir recursos próprios nas produções, de acordo com Anita Simis, acaba gerando uma disputa pelas verbas. O que acontece, então, é que aqueles sem vínculos com a Globo Filmes se consideram em desvantagem, “pois, sem o prestígio de uma chancela como a Globo Filmes, perdem espaço na busca por recursos nas empresas existentes”. Assim, produtores e cineastas passaram a atacar a concentração do poder de mídia da emissora em determinadas obras, que criaria uma concorrência desleal, embora nem sempre a Globo Filmes trabalhe com projetos ou diretores pertencentes ao seu staff (caso, por exemplo, de Cidade de Deus e Carandiru).

Marcadores:

Comentários: 0