O Jornal Corriere della Serra, da Itália, está fazendo uma enquete para saber quem é considerado o maior piloto de F1 de todos os tempos.
......
2008 começa para uma fórmula 1 diferente! Para aqueles que não ficaram a madrugada do sábado passado assistindo ao GP da Austrália eu digo: sinto muito. Já faz tempo que um GP não trazia emoção como aquele (e eu não quero encher a bolinha de coisa pouca não, como o Galvão faz com jogo da Seleção). Se agora eu não estou enganado, foram 7 carros que terminaram a prova. 22 largaram. 1 foi desclassificado por fazer cagada (quem? quem? quem?... ah!! sim, ele mesmo, não preciso dizer..).
Mas não é pelo número menor de carros que completa uma corrida que ela é legal. Se bem que se você concorda com o meu avô, que diz que as pessoas assistem à corrida para ver as batidas, até pode ser. Mas este ano os pilotos estão é sofrendo para acelerar, o que são obrigados a fazer, então fica emocionante. Explico.
Você já jogou algum desses joguinhos de Fórmula 1? Se sim, experimente ir nas configurações do carro e tirar a opção "controle de tração", se for no GP4 (e os anteriores da série também) é clicar F8, ou F7, não lembro, mas ele é representado no painel assim "[ ]". Quando tu enfia o dedo no botão de acelerar, com o carro parado, e PENSAR em girar o volante, o mundo vai virar do avesso.
Controle de tração é bem isso. Ele controla a aceleração do carro pra não girar em falso (ou seja, não sair cantando pneu). Quando o carro sai cantando pneu e tu tira ele da linha reta, ele vira muito rápido e não dá pra controlar, então ele roda.
No GP de Melbourne, dava pra perceber o quanto os pilotos brigavam com o carro pra acelerar na saída das curvas de baixa velocidade, virando a direção para os dois lados pra evitar sair do traçado. Esse controle de tração, que vem desde 2002 na F1, fez o pessoal desaprender a pisar no acelerador. O controle corrigia o "pisão" do cara. Agora não mais.
Ontem à noite, com os olhos quase fechando, assisti ao treino classificatório do GP da Malásia que terá largada nesta madrugada às 4 da manhã. Vi a mesma coisa que vi no GP anterior. O carro do Alonso saía das curvas e ele virava a direção pra tudo quanto era lado pro carro não sair do traçado, era uma briga com o volante (como se o cara quisesse tirar ele fora e ele não estivesse saindo). Me lembrei das corridas em que aparaceia a imagem da camera on-board do Schumacher e ele fazia as curvas tão facilmente que talvez pudesse fazer com um dedo só.. Isso não dá mais. A cada imagem de camera on-board a gente fica colado na imagem porque vê o carro balançado nas curvas, quase saindo do controle do piloto, e isso é que trás emoção à corrida.
O Massa e o Raikkonen continuam parecendo muito parelhos. O Massa parece que briga um pouco mais com o carro, mas sempre me pareceu mais arrojado que o campeão. O Hamilton, mesmo novato, não parece balançar tantos nas curvas, por isso eu acho que a McLaren tem algum acerto melhor no carro, que deixe ele mais colado no chão. Kubica, da BMW, é mais rápido que o companheiro Heidfeld, mas Heidfeld é mais constante e consegue fazer mais pontos menores, o que ajuda no final do campeonato. A Williams, tadinha, só tem o Rosberg, porque o japa companheiro dele só aparece na TV saindo do carro, logo no início dos treinos. A Honda melhorou um pouco esse ano, junto com a Toyota. A Renault piorou. Acho que o Alonso está classificando bem demais o carro, com tanta briga com o volante..
Nesta última madrugada, Felipe Massa fez a pole. Mas durante o treino, Raikkonen foi mais constante (e o que fez a melhor volta do treino, com carro leve). Massa acertou a volta mesmo só no final, durante o treino, fazia ótima parcial no início da volta e perdia no fim dela. E a McLaren também dá pinta de vir mais pesado pra prova (os carros já fazem a volta do treino com a gasolina da corrida, por isso fazer uma volta ruim no treino pode ser uma pista de menos paradas nos boxes durante a prova), pois o melhor de seus carros ficou 1 segundo atrás da pole. Mas a McLaren já deu umas voltinhas com os pneus mais duros (que é obrigada a usar na prova) e um pouquinho de desgaste já vai ajudar na aderencia durante a prova. Apesar dos pesares, acho que a McLaren está melhor acertada, é só uma impressão.
Antes da última corrida eu vi uma enquete que perguntava quem iria vencer a corrida da Austrália e a galera votou 75% no Massa, eu tinha votado no Hamilton, "impressão" também, e acertei.
Boa prova pra quem acordar as 4 da manha!!
Marcadores: A 14km por segundo |