Breves comentários sobre os vencedores da 80a Cerimônia de Entrega dos Homenzinhos Pelados e Dourados.
Melhor Figurino - Elizabeth
Filmes de época sempre ganham figurino. É batata. Nada como confortáveis armaduras e vestidos com mais tecido do que bandeiras de torcidas para garantir um Oscar.
Melhor Animação - Ratatouille
Digamos que a Pixar deixou esse filme cozinhando até atingir o ponto ideal. Merecido.
Melhor Maquiagem - Piaf: Um Hino Ao Amor
Não vi, mas bem que a maquiagem poderia ter escondido esse dispensável subtítulo que o filme recebeu aqui no Brasil.
Melhores Efeitos Visuais - A Bússola de Ouro
Eu votaria em Transformers - afinal, com toda a produção, com todo os equipamentos e dinheiro investidos nos efeitos especiais, a coisa mais bela e impressionante de A Bússola De ouro ainda é a Nicole Kidman.
Melhor Direção de Arte - Sweeney Todd
Aqui a recriação de época em Sangue Negro merecia levar. Sweeney Todd não me impressionou muito, e em termos de direção de arte não foge ao 'estilo Tim Burton'. Sei lá, pra mim soa 'mais do mesmo', exatamente como a Luma de Oliveira na Playboy.
Melhor Ator Coadjuvante - Javier Bardem
O psicopata que ele fez em Onde Os Fracos Não Têm Vez foi tão impressionante, mas tão impressionante, que os membros da Academia ficaram com medo de não dar o prêmio pro cara.
Melhor Curta Documentário - Le Mozart des Pickpockets
Tentem pronunciar o título do curta três vezes e bem rápido.
Melhor Curta de Animação - Peter and the Wolf
Injustiça! Cavaleiros do Zodíaco devia receber todos os prêmios da categoria.
Melhor Atriz Coadjuvante - Tilda Swinton
Só pra Conduta de Risco não sair de mãos abanando, embora a atuação da moça, dizem, seja excelente (sim, eu comento sobre coisas que não assisti ainda).
Melhor Roteiro Adaptado - Onde Os Fracos Não Tem Vêz
Se você for comprar o livro agora, provavelmente haverá uma fita em volta do volume dizendo "O livro que deu origem ao oscarizado filme dos Irmãos Coen". Essa fita, aliás, ocupará um espaço equivalente a 80 ou 90% da capa.
Melhor Efeitos Sonoros - O Ultimato Bourne
Nada como uma agradável sessão com vidros quebrando, carros se chocando, tiros, explosões e outras agressões ao tímpano para ganhar o prêmio.
Melhor Mixagem de Som - O Ultimato Bourne
Nada como uma agradável sessão com vidros quebrando, carros se chocando, tiros, explosões e outras agressões ao tímpano para ganhar o prêmio.²
Melhor Atriz - Marion Cotillard (Piaf: Um Hino Ao Amor)
Venceu a única que ficou feia para o papel.
Melhor Montagem - O Ultimato Bourne
Depois que Jason Bourne lutou contra um cara usando apenas uma caneta, em A Identidade Bourne, ele merece qualquer coisa relacionada à palavra "corte".
Melhor Filme Estrangeiro - Os Falsários (Die Fälscher - Áustria)
A Academia premiou um filme sobre judeus na Segunda Guerra? Só não é a surpresa do dia porque o Botafogo amarelou em um jogo decisivo.
Melhor Fotografia - Sangue Negro
Esse prêmio devia ir para Onde Os Fracos Não Têm Vez, pelos belos enquadramentos e utilização de sombras. Ou então para Mergulho Radical, que fotografa a Jessica Alba em poses generosas. Ah, a Jessica Alba...
Melhor Trilha Original - Desejo e Reparação
A trilha de Os Imperdoáveis faz o cara ter vontade de ir pro Velho Oeste disputar duelos, conhecer donzelas e ver aquelas bolas de feno atravessando o campo de visão. Merecia ter levado.
Melhor Documentário de Curta Metragem - Freeheld
Não vi, não passou no circuito interno da UFRGS...
Melhor Documentário - Taxi to the Dark Side
Foi algo tipo "Não vamos deixar o Michael Moore subir no palco de novo".
Melhor Roteiro Original - Juno
Pequena Miss Sunshine 2
Melhor Ator - Daniel Day-Lewis
A competência do cara ao criar a personagem foi tamanha que eu não me surpreenderia se, ao subir no palco, ele começasse a cavar um buraco em busca de petróleo.
Melhor Diretor - Ethan e Joel Coen
Segue a sequência de premiar diretores que já deviam ter sido premiados (iniciada ano passado com Scorcese). Mas o trabalho deles foi realmente sensacional. Justo.
Melhor Filme - Onde Os Fracos Não Têm Vez
Mais do que merecido: é realmente o melhor filme, um pouco acima de Sangue Negro. Aliás, analisando os últimos vencedores, parece que a Academia tomou vergonha na cara e não pretende mais shakespeareapaixonadizar o prêmio mais importante da indústria cinematográfica.Marcadores: Peliculosidade |