Antes de tudo, quero me livrar do peso de fazer qualquer tipo de relação com a obra de Dostoievski. Não a li. Mas é que os acontecimentos futebolísticos do final de semana me remeteram diretamente a esse título. Crime e Castigo, ou mais popular, Aqui se faz, aqui se paga.
O Corinthians foi rebaixado! E a menos que você seja um corintiano, deve estar sorrindo com isso. Não se trata de perseguição gratuita. As pessoas não gostam mesmo do clube paulista. E isso se deve muito pela superexposição na mídia.
Esse time nunca foi muito alem de campeonatos brasileiros, ganhou alguns campeonatos paulistas e é o único time sul americano campeão do mundo que nunca conquistou a Libertadores. Ou melhor, campeão do mundo não, campeão FIFA.
Conseguiu reunir a segunda maior torcida do Brasil (?) talvez por um fato bem simples: brasileiro é um povo que gosta de sofrer. Como diz o final da letra do seu hino, o clube mais brasileiro.
Na realidade, o clube mais odiado pelos brasileiros. E não é um ódio motivado por inveja como no caso de seu rival São Paulo, por que o Corinthians não coleciona feitos de que possa se orgulhar. A principal glória de sua história foi quebrar um jejum de mais de década sem ganhar nem campeonato de par ou impar, quando derrotou a Ponte Preta por 1 a 0 no Paulistão de 77.
Eu ia dizer agora que é um time que nunca fez mal pra ninguém, mas não posso deixar de citar o título mais injusto e desqualificado da história do futebol. Sinceramente, se eu fosse corintiano, não sei se comemoraria o titulo brasileiro de 2005.
Mesmo assim, tudo que o Corinthians faz é grandioso. Digno de coberturas minuciosas por parte da imprensa. Até o meu Word entrou nessa onda de puxa-saquismo exagerado agora: acabei de escrever Corinthians com C minúsculo e o petulante me corrigiu. Aposto que a mídia vai continuar tratando eles dessa forma também: o Timão vai continuar sendo maiúsculo na serie B, serie B com B maiúsculo!
Por toda essa supervalorização inexplicável, fenômenos até então impensáveis, como gremistas e colorados lado a lado comemorando numa tarde em que nenhum de seus times venceu, aconteceram quando o Corinthians foi castigado pelos seus crimes.