uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Há dois anos
Cachorrobô
26.11
Seguir a correnteza
Gênero, número e grau
Série Alta Jogabilidade
Armagedon
Monograficamente falando 3
Monograficamente falando 2
Representações Sociais

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
TV Digital à moda da casa
Kleiton - 29 novembro 2007 - 09:47
Pois é, cada vez mais se fala de TV digital no Brasil. Com propagandas engraçadinhas na TV, o ministro Hélio Costa tá tentando nos convencer de que (1) a escolha pelo modelo japonês foi realmente a melhor opção e que (2) isso traz uma revolução na forma como as pessoas vão assistir à TV.

Bueno, a gente sabe que a tendência clássica, no Brasil, é de fazer a coisa "do jeitinho brasileiro". Nós pegamos a culinária japonesa e fizemos sushis sem peixe nem algas, pegamos o country americano e transformamos num pseudo-country caipira em Barretos, pegamos a democracia e transformamos nisso que temos hoje em dia. Já estamos acostumados, e provavelmente nos acostumaremos a essa "nova" TV.

Na verdade, a cagada já tá feita. O modelo japonês, escolhido pelo governo, favorece os grandes grupos de mídia, mantendo a concentração da informação nas mãos de alguns poucos. Para esclarecer um pouco mais o assunto, o TV Digital no Brasil é um bom começo. Mesmo com o aumento da capacidade do espectro, a oferta de conteúdo deve continuar com os mesmos de sempre, o que é uma grande chance perdida para pluralizar a informação. Lobby é lobby, não adianta.

Mesmo às vésperas do "lançamento" da TV digital, algumas coisas ainda não estão bem claras. E apesar do discurso otimista do governo e da Globo, de novo ficaremos contentes com a mediocridade daquilo que podia ser mas não é, tudo porque o poder público tem medo de enfrentar os conglomerados de comunicação.

Coisas de Brasil.

Marcadores:

Comentários: 3