uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Brasil x Inglaterra (minuto a minuto)
"Essa vai pro blog!"
Perto
Stuff
Janela de lançamento
Má distribuição de renda
Um clássico revisitado
A propósito
Mala Branca
Mais uma vitória da tecnologia

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Horóscopo favorável
André - 01 junho 2007 - 18:46
Zodíaco (Zodiac)
5/5

Direção: David Fincher
Roteiro: Roteiro: James Vanderbilt, baseado em livro de Robert Graysmith

Elenco
Jake Gyllenhaal (Robert Graysmith)
Mark Ruffalo (Inspetor David Toschi)
Robert Downey Jr. (Paul Avery)
Brian Cox (Melvin Belli)

Tá na hora de fazer um abaixo-assinado pro Fincher não ficar mais cinco anos longe do cinema. Melhor filme da temporada até aqui.

O filme mostra o caso real do Zodíaco (um assassino que mandava dicas de seus crimes e enigmas para a polícia/jornais) através dos olhos do Inspetor David Toschi, do Jornalista Paul Avery e do cartunista Robert Graysmith, cuja obsessão com a história é maior do que a dos gremistas com a Libertadores.

Ao contrário do rebuscamento visual de seus últimos filmes, David Fincher desta vez aposta em sobriedade, focando-se nos detalhes da trama. Aliás, ao contrário do espetacular Se7en - também conhecido como "Putaquepariu" ou "Cacete!!!!!" -, aqui o ponto principal não é a identidade do assassino, e sim a investigação. Nomes, datas, depoimentos e memórias vão e vem na trama, criando uma hierarquia de informações envolvente e fascinante (espera só até tu perceber que também está tentando montar os quebra-cabeças, como as personagens do filme), mas que em nenhum momento tornam-se confusas graças ao roteiro bem-estruturado e à excelente montagem. Quase não há suspense, com exceção de uma cena que ocorre em um porão e que devia utilizada como exemplo em róliúdi, faculdades de cinema e até em colégios de ensino médio.

Mas as duas horas e meia da película correm rápido também graças ao excelente elenco que, de forma natural, traduz o clima da situação (e Fincher é um ótimo diretor de atores, como já mostrou... deixa pra lá, já puxei muito o saco do cara) - é fascinante ver não apenas o declínio de Paul Avery como também a confiança que Greysmith ganha aos poucos. E, já que estamos no assunto, o roteiro se preocupa bastante com suas personagens, dando a elas subtramas que não aparecem apenas quando é conveniente, mas torna-se parte da personalidade de cada um.

David Fincher fez Alien 3, Se7en, Vidas em Jogo, Clube da Luta, Quarto do Pânico e agora este Zodíaco, todos ducaralho. É uma filmografia invejável, se me perguntarem. Só espero que ele não dê uma de Inter e suma do cenário por anos a fio. Eis um cara que tem a manha.

Marcadores:

Comentários: 3