uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Pra onde vai a maré - Parte 2
Bright Side of Life
Altos, Fortes, Rápidos
Londres 2012 - This logo sucks!
Vantagens de ser um urso
Cinemarka
Conhecimento de Causa
Estatística não falha
Priva-o-quê?
Série "Seis palavras são o suficiente"

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Coisa de língua
Kleiton - 13 junho 2007 - 15:19
A internet, como todo mundo sabe, tem muitas utilidades diferentes. Desde a mais prática (ganhar dinheiro) até a mais utópica (democracia plena), a web tem diversas faces que ajudam as pessoas de muito jeitos (ok, às vezes atrapalha também, mas no geral o saldo é positivo). O uso sobre o qual eu resolvi falar vai de encontro a muitos discursos sobre a internet ser uma potencial destruidora de culturas locais.

Essa coisa de globalização e via rápida da informação permite que todos tenham acesso a tudo, diminuindo as distâncias. A troca cultural é gigantesca, e muitas vezes culturas se mesclam com rapidez. Mas ao mesmo tempo que a internet chega com poder de interferir em culturas locais, modificando-as, ela pode fazer justamente o oposto: resgatar culturas já quase esquecidas.

Nessa matéria do Terra, David Crystal, especialista no idioma galês, disse que a Internet pode evitar o destino lamentável que parecia reservado a cerca de metade dos 6,5 mil idiomas em todo o mundo. "A Internet oferece aos idiomas ameaçados uma chance de conquistar voz pública da forma que não teria sido possível no passado".

Talvez muita gente não tenha noção disso, mas a morte de uma língua é algo realmente importante. Uma língua é uma forma complexa de comunicação, com suas particularidades e seus encantos. Toda língua é assim. Quando uma língua pára de ser falada / escrita / utilizada, isso é uma perda intelectual muito grande. Não só para o povo que fica "órfão" dessa língua - e consequentemente de uma boa parte da sua história e da sua cultura - mas para toda a humanidade, que perde uma das formas de comunicação que só o homem até hoje soube desenvolver.

Palmas para a Wikipedia que, colaborativamente, consegue manter enciclopédias em várias línguas. Seguramente uma grande ferramenta para a manutenção dessas línguas. Além do mais, tem bastante gente por aí ainda que não sabe inglês, o que torna ainda mais importante a diversidade lingüística na rede.

Só que isso aqui já é exagero.

Marcadores:

Comentários: 1