uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Trocas, só de pneus!
"Vecchia Signora"
As palavras secretas
Retranca²
O fim de uma era
Neutralidade
Troco
Projeto "Committed"
Trailers movimentam a indústria
Opostos

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Great Scott!
Leandro Corrêa - 02 abril 2007 - 22:10
De volta para o Futuro (Back to the Furute)
5/5

Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis
Elenco: Michael J. Fox (Marty McFly), Christopher Lloyd (Doc. Emmet Brown), Lea Thompson (Lorraine), Crispin Glover (George).

- Hey, McFly! Acho que disse para você nunca mais voltar aqui! - Todos na lanchonete ficam em silêncio enquanto Biff atravessa a porta procurando encrenca com o desengonçado George McFly. Sempre covarde, George pede desculpa e concorda em dar seu dinheiro para Biff.

- Quanto você vai querer, Biff? - pergunta o baixinho Marty McFly, colocando a perna no meio do caminho, fazendo Biff tropeçar e cair no chão. Cresce a tensão na lanchonete. Biff levanta rapidamente e Marty o encara sem medo. Pelo menos até perceber que Biff é um gigante!

- Olha só... o que é isso, Biff? - pergunta Marty e dá-lhe um soco! A gangue de Biff tenta, mas Marty consegue escapar e sai correndo. Começa a trilha sonora de ação.

Lá fora, Marty quebra o patinete de umas crianças, improvisa um skate, pega impulso e corre. Biff e sua gangue atravessam a praça atrás de Marty, que dá um cavalo de pau no skate e pega carona num carro. Biff pega um conversível e começa a perseguir Marty. Ele consegue escapar, mas dá de frente a um casal que passava pela calçada. Biff alcança Marty novamente, e desta vez acelera para atropelá-lo. Sobre o skate, McFly é empurrado pelo carro em direção a um caminhão logo à frente. Colisão iminente.

É então que Marty McFly, com muita habilidade e destreza, no melhor momento da melhor cena de ação do melhor blockbuster dos anos 80, realiza uma manobra incrivelmente absurda, quase impossível, que faz o espectador vibrar com tamanha ousadia: ele abandona seu skate, pula sobre o capô do conversível em movimento, passa por Biff, pisa sobre os bancos, desce pela traseira e salta ao reencontro do skate, que passou ileso por debaixo do carro! Mcfly freia e recupera o fôlego são e salvo.

- Meeerdaaa!!! - grita a gangue enquanto Biff tenta, sem sucesso, desviar o conversível de um caminhão carregado de esterco. Ele bate de lado, derruba todo o esterco sobre o carro cobrindo Biff de merda! Marty vira o herói da cidade.

Produzido por Steven Spielberg, o filme não poderia deixar de ter cenas de ação divertidas e empolgantes como esta, ou um roteiro fraco com uma história monótona e repleta de clichês, ou personagens irrelevantes encenados por atores pouco convincentes. Não. Este é um baita filme, uma grande aventura com o tema viagem no tempo, estrelada pelo carismático e então guri Michael J. Fox, lançada nos cinemas em 1985 e exibida em várias sessões da tarde da nossa infância. Como não lembrar do maluco Doctor Emmett Brown, aquele hiperativo e obstinado cientista de longos cabelos brancos que usa Plutônio roubado de terroristas líbios como combustível para o Capacitor de Fluxo da máquina do tempo que construiu em uma DeLorean?

- Da maneira como vejo, se você vai construir uma máquina do tempo dentro de um carro, porque não fazê-lo com algum estilo? - elucida Doc, personagem eternizado por Christopher Lloyd.

O diretor Robert Zemicks ("Uma cilada para Roger Rabbit") é também responsável pelo ótimo roteiro, bem estruturada do início ao fim. Ou do fim ao início, como queira. Seu grande trunfo é rechear o filme de detalhes que, à primeira vista irrelevantes, tornam-se essenciais no decorrer da trama. Por exemplo, a informação de que o relógio da torre da cidade fora atingido por um raio 30 anos atrás, tranforma-se no clímax final do filme. Outro destaque do roteiro fica por conta das inúmeras referências pop da época, todas importantes para caracterizar o universo de Marty: ele usa tennis All Star e Nike, pede Pepsi Free, imita Darth Vader, toca Johnny B. Goode, veste Calvin Klein e por aí vai. As piadas são inúmeras e contam muitos pontos para o quesito diversão.

À medida que os personagens são introduzidos, a trama ganha volume com os conflitos: apesar de virar o herói da cidade após o episódio do caminhão de esterco, Marty está em 1955 e acaba de acidentalmente comprometer sua existência ao impedir que Lorraine (sua mãe) se apaixone por George Mcfly (seu pai). Além disso, Marty precisará encontrar o Doc do passado, a única pessoa capaz de dar um jeito no Capacitor de Fluxo que o levará numa DeLorean "De volta para o Futuro"!

- Great Scott!

Marcadores:

Comentários: 3