uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Trailers movimentam a indústria
Opostos
Manual de Instruções
Trocadalhos do Carilho
Festa colorida em preto-e-branco
Série Acadêmica
Publicidade irremediável
Definições
Um país dentro de um país
Aqui e agora

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Projeto "Committed"
Leandro Corrêa - 27 março 2007 - 20:00
O negócio é o seguinte: no fim do mês passado me foi colocado o desafio de testar o poder do Orkut alterando meu perfil de "solteiro" para "namorando". Disseram-me que a quantidade de gente que bisbilhota nossos perfis diariamente é muito maior do que o Orkut informa, e que a simples menção "namorando" no Orkut faz as pessoas mudarem de atitude contigo: ficam curiosas, tentam descobrir informações, nomes, datas e tudo mais. Estar "committed" no Orkut seria o equivalente a usar um anel de compromisso.

Num primeiro momento duvidei, achando um exagero. Depois, refletindo, pensei em fazer um teste, ou melhor, desenvolver um projeto em cima disso. E divulgar os resultados aqui em "Tá tudo interligado". O objetivo seria estudar, sem qualquer pretensão acadêmica, a importância que o Orkut tem em meu círculo social de amigos e parentes. Para isso, precisaria desenvolver um planejamento, traçar estratégias, definir prazos e algumas regras, além de colher os resultados. Sendo ou não um sucesso, eu teria algum material sobre redes sociais on-line para discutir aqui no blog.

Antes de começar, obviamente, tentei levantar os riscos da empreitada. "Tudo bem que eu não estou namorando, mas também não posso queimar meu filme" foi a primeira coisa que me ocorreu. Mas eu ainda duvidava dos poderes do Orkut e, na época do desafio, eu me divertia com os outros fazendo piadas do tipo "O Google vai me deletar por inatividade!", já que meu perfil era tão impopular que havia semanas que eu não recebia nenhum scrap. Assim, não havia o que temer.

O plano seguiria estas 3 regras:

1) A única alteração no meu perfil do Orkut seria de "solteiro" para "namorando".
Explicação: evitar que outras mudanças, como fotos e comunidades novas, desviassem a atenção dos bisbilhoteiros da amostra*.

2) Não avisar ninguém sobre a alteração.
Explicação: evitar que descobrissem a "novidade" por qualquer outro meio que não fosse a fonte oficial em questão - meu perfil no Orkut.

3) Não avisar ninguém sobre o experimento, nem mesmo as pessoas mais próximas.
Explicação: tudo pela ciência.

(*) Pra compensar minha má fé, eu manteria o sigilo de todos.

A função durou do dia 05/03 até hoje, 27/03 de 2007. Ou seja, 3 semanas. Antes dos resultuados, alguns fatos para se levar em consideração:

• Há cerca de 40 milhões de perfis cadastrados no Orkut atualmente e, segundo o Google, cerca de 90% deles são brasileiros [fonte].
• Com apenas 3 anos de vida, o Orkut é disparado o site mais acessado pelos internautas brasileiros [fonte].
• Em 23 anos de vida, o máximo de tempo que já fiquei com alguém foi 1 mês.

Com vocês, os resultados coletados e comentados do "Projeto Committed":

• Houve apenas 8 reações sobre a mudança. Só 8!!!
• Isto representa 4,45% do universo de 180 e poucos amigos no meu Orkut.
• Isto representa ainda 0,00002% do universo de 40 milhões de perfis do Orkut, todos com potencial de visitar meu perfil, ver que estou "namorando" e se manifestar de algma forma. Ué!
• Estas 8 reações se deram via Orkut (5), MSN (2) e celular (1).
• 3 das reações se deram em menos de 24h de execução do projeto.
• No 10º dia troquei minha foto, na tentativa de burlar as regras e atiçar o público, da mesma forma que um cientista desolado chacoalha os tubos de ensaio do seu laboratório e os aquece em potência máxima no microondas na tentativa de fazer sua cultura de amebas brilhar no escuro ou virar cerveja. No meu caso, a única reação que obtive com a nova foto foi um elogio de alguém que eu nunca pegaria - nem que ela gerasse energia elétrica ou carregasse a geladeira de long necks.

Enfim, os sites de rede social on-line são febre na internet mundo afora. Por isso, numa futura oportunidade, pretendo levantar dados e infomações mais relevantes sobre nosso estimado Orkut para discutir aqui nesta coluna. Por ora, a única conclusão útil que se pode ter do "Projeto Committed" é que eu preciso urgentemente deixar de ser tão acomodado com mulheres!

Marcadores:

Comentários: 8