uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Opostos
Manual de Instruções
Trocadalhos do Carilho
Festa colorida em preto-e-branco
Série Acadêmica
Publicidade irremediável
Definições
Um país dentro de um país
Aqui e agora
Caminhos Cruzados, Caminhos Opostos

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Trailers movimentam a indústria
André - 26 março 2007 - 12:40
Quando uma pessoa chega atrasada no cinema, normalmente ela pergunta na bilheteria se o filme já começou. Eu sou um pouco diferente: se estou em cima da hora, pergunto se os trailers já começaram.

A verdade é que sempre fui fascinado por essas pequenas "apresentações", que muitas vezes são melhores do que as obras em sí - o de Armageddon, por exemplo, tem muito mais emoção e impacto em dois minutos do que o filme em duas horas. Claro, pode parecer mais fácil, são só alguns minutos e tal, mas isso não diminui em nada o mérito dos caras. E funciona: o trailer de Flyboys, que vi por acaso e me agradou pacas, fez com que eu ficasse com vontade ir direto na locadora - o que ia ser difícil já que eu estava na praia, mas enfim.

Até aqui, então, criou-se um formulismo, uma estrutura básica de trailers. Mais do que apresentar a história, ele precisa vender a coisa toda - se é um filme de suspense, por exemplo, precisa ter suspense em dois minutos. Alguns conseguiam com mais sucesso, outros não. Mas ainda dentro desse formulismo, existem aqueles que conseguiram capturar a atmosfera do filme, criando dentro de uma estrutura convencional um diferencial, um carisma particular - torna-se não apenas uma prévia, mas parte da obra. Cito como exemplos o de Sin City e Encontros e Desencontros.

Porém ultimamente as ações de marketing têm sido mais ousadas e arrojadas, e o mesmo ocorre com a indústria róliúdiana. Se o trailer de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é tão original quanto o filme, até mesmo o teaser de The Hills Have Eyes 2 - continuação (provavelmente) dispensável do (também dispensável) Viagem Maldita - possui uma idéia inteligente e um truque bacana, diferenciando-se bastante do que normalmente se vê por aí.

Isso pode ser uma nova tendência, uma moda passageira ou apenas exceções. Quem pode dizer? Mas continuo achando divertido assistir comerciais/videoclipes de três minutos que tentam condensar uma história ou passar simplesmente uma impressão. E volta e meia surge algo realmente espetacular, fudido, com uma sacada tão legal que te deixa com um sorriso no canto da boca.

Então assistam, no quadradinho do Utube aqui embaixo, o trailer de O Guia do Mochileiro das Galáxias:

Marcadores:

Comentários: 5