Quando uma pessoa chega atrasada no cinema, normalmente ela pergunta na bilheteria se o filme já começou. Eu sou um pouco diferente: se estou em cima da hora, pergunto se os trailers já começaram.
A verdade é que sempre fui fascinado por essas pequenas "apresentações", que muitas vezes são melhores do que as obras em sí - o de Armageddon, por exemplo, tem muito mais emoção e impacto em dois minutos do que o filme em duas horas. Claro, pode parecer mais fácil, são só alguns minutos e tal, mas isso não diminui em nada o mérito dos caras. E funciona: o trailer de Flyboys, que vi por acaso e me agradou pacas, fez com que eu ficasse com vontade ir direto na locadora - o que ia ser difícil já que eu estava na praia, mas enfim.
Até aqui, então, criou-se um formulismo, uma estrutura básica de trailers. Mais do que apresentar a história, ele precisa vender a coisa toda - se é um filme de suspense, por exemplo, precisa ter suspense em dois minutos. Alguns conseguiam com mais sucesso, outros não. Mas ainda dentro desse formulismo, existem aqueles que conseguiram capturar a atmosfera do filme, criando dentro de uma estrutura convencional um diferencial, um carisma particular - torna-se não apenas uma prévia, mas parte da obra. Cito como exemplos o de Sin City e Encontros e Desencontros.
Porém ultimamente as ações de marketing têm sido mais ousadas e arrojadas, e o mesmo ocorre com a indústria róliúdiana. Se o trailer de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é tão original quanto o filme, até mesmo o teaser de The Hills Have Eyes 2 - continuação (provavelmente) dispensável do (também dispensável) Viagem Maldita - possui uma idéia inteligente e um truque bacana, diferenciando-se bastante do que normalmente se vê por aí.
Isso pode ser uma nova tendência, uma moda passageira ou apenas exceções. Quem pode dizer? Mas continuo achando divertido assistir comerciais/videoclipes de três minutos que tentam condensar uma história ou passar simplesmente uma impressão. E volta e meia surge algo realmente espetacular, fudido, com uma sacada tão legal que te deixa com um sorriso no canto da boca.
Então assistam, no quadradinho do Utube aqui embaixo, o trailer de O Guia do Mochileiro das Galáxias: