uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Live blogging
Mãe Diná
A exceção (post 500!!!)
Ah, as palavras
Fluidez
Efeitos de Páscoa
Você está velho quando....
Barba, cabelo e bigode
XX - XY
Metropolitano Circular

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Cidade na rede
Kleiton - 18 abril 2007 - 11:07
Todo mundo sabe que a migração campo-cidade aconteceu em massa durante todo o século XX (vem acontecendo desde a formação das primeiras cidades, mas no último século esse crescimento foi ainda maior). "As cidades brasileiras abrigavam, há menos de um século, 10% da população nacional. Atualmente são 82%.", tirado diretamente do Ministério das Cidades. O fato de existir um ministério desse tipo já mostra a importância delas.

"O que raios a cidade tem a ver com essa coluna?", pergunta o leitor assíduo. Tudo, eu respondo. Isso porque a internet está cheia de representações urbanas, que de forma direta ou indireta auxiliam na contrução de um imaginário urbano acerca desta ou daquela cidade. E com o processo de virtualização geral rolando solto, essa forma de construção do imaginário ganha cada vez mais importância.

Para tentar deixar a coisa mais clara, proponho um desafio: visitar os primeiros 10 links que o Google oferece sobre Porto Alegre. Navegá-los, vasculhá-los, ver que termos esses sites usam para definir a capital dos gaúchos, o que eles destacam, o que eles escondem. Provavelmente esse trabalho seja mais interessante para visitantes de fora da cidade (e do próprio estado), que ainda não tem uma visão "viciada", provocada pelos anos de vivência nesse chão.

Indo além, no Google Maps dá pra conhecer a orla do Guaíba, o Olímpico ou a Praça da Matriz sem sair de casa. Isso também é representação urbana, isso também constrói o imaginário das pessoas sobre Porto Alegre.

Enfim, é pra entender um pouco mais como funciona esse processo de construção do imaginário urbano na internet que eu vou fazer a minha monografia sobre esse assunto. Vai sair só no segundo semestre, eu sei, mas já dá pra ir tendo uma idéia. E eu prometo pra esse período um texto mais claro, mais completo e menos amador. Até porque as promessas que eu fiz de começar a mono esse semestre assim, sem compromisso, não saíram do chão.

Que atire a primeira pedra quem nunca negligenciou o seu TCC pelo menos uma vez na vida.

Marcadores:

Comentários: 5