uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Selvagens
O GREnal mais quente do ano
PLAAAAAAAACA ! ! !
It's ok. It's allright.
Conspiração
Orgulho da Seleção
Enquanto isso, em Honolulu...
Federation International of Fair Play Association
Saturday Night Fever
A Copa de Zidane

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
What does it mean when a war has taken over?
André - 03 agosto 2006 - 14:03
Tá legal, já adiei por muito tempo: o disco saiu no dia primeiro de maio, e um mês depois eu comprei. O artifício "Não tenho tempo pra escrever sobre mais nada durante a Copa" foi bastante utilizado, mas o torneio acabou e infelizmente os tchecos não levaram a taça. Depois de combater a preguiça com unhas e dentes e perder centenas de vezes, resolvi finalmente colocar esse post que tá encalhado na minha cabeça há uns dois meses.

Estou empolgado ao escrever estas palavras. Muito empolgado. O novo disco do Pearl Jam, auto-intitulado, é um oásis de criatividade no meio dessa recauchutagem feita pelas bandas vintage, assim como foi o do Oasis (sem trocadilhos) em 2005 e o do U2 em 2004. O Neil Young lançou um belíssimo trabalho este ano também, mas é claro que ele não recebe tanta atenção na mídia quanto, digamos, o White Stripes.

Sobre o Pearl Jam, então. O que se lê na "mídia especializada" é uma "volta da banda aos bons tempos", uma retomada de raízes (situação pela qual o U2 também passou ao lançar o "All That You Can't Leave Behind", em 2000). Mas isso é besteira. Esqueçam toda essa baboseira, por dois motivos. Primeiro: foi em sua "fase ruim" que o Pearl Jam lançou seus dois melhores discos, No Code e Yield (este a obra-prima da década de 90). Segundo: o novo "Pearl Jam" não é nada mais do que uma evolução do excelente Riot Act (2002), último álbum de estúdio que a banda havia lançado. Por isso, o novo trabalho traz menos experimentações, músicas mais diretas, sem deixar de lado a inspiração que permeou toda a carreira deles. Um disco político, que chega em um momento controverso e complicado, incitando não apenas uma "revolta contra o Bush", como muitas revistas falam por aí, mas sim uma reflexão sobre o que anda acontecendo. Não é a toa que o disco não tem nome: é muita informação para ser resumida em um título. E quem disse isso nem fui eu. Foi o Bob Dylan.

1 - Life Wasted
Melodia: Gossard
Letra: Vedder

Mazá, o disco já abre com uma pérola. Uma canção rápida, envolvente, com um excepcional trabalho de guitarras e um linha vocal primorosa. "Eu provei/Uma vida desperdiçada/E nunca mais vou voltar" canta o vocalista no refrão, em uma música que reflete bem o que a banda passou ao longo da carreira.

2 - World Wide Suicide
Melodia e Letra: Vedder

Música que valeria o nome só pelo título. Para muitos é sobre a invasão ao Iraque, mas pode ser aplicada em qualquer lugar do mundo (É uma vergonha acordar em um mundo de dor/O que significa quando uma guerra tomou conta?). Não é a toa que foi o primeiro single: além de sua óbvia qualidade radiofônica, é agitada, possui uma urgência que casa perfeitamente com o tema proposto. Nada de revoltas óbvias. Refletir é tudo.

3 - Comatose
Melodia: Gossard e McCready
Letra: Vedder

Mais uma paulada do Pearl Jam, no melhor estilo "Brain of J". As guitarras furiosas dão o tom, enquanto Vedder solta um vocal rasgado e intenso. Descrevendo assim pode parecer uma típica música punk, mas a banda de seattle consegue ser criativa e criar uma canção memorável.

4 - Severed Hand
Melodia e Letra: Vedder

Essa eu achei mais ou menos. A parte instrumental é realmente muito interessante, mas o vocal tenta parecer "estranho" demais, ao invés de se ater à melodia. Soou como uma tentativa de reeditar "Insignificance" (Binaural, 2000). O finalzinho até empolga bastante (E se eu não perder o controle?/Explorar ao invés de explodir), mas aí já não adianta.

5 - Marker In The Sand
Melodia: McCready
Letra: Vedder

Mais uma vez McCready e suas afinações alternativas constroem uma canção brilhante, que já nasceu clássica. Um riff quebrado leva a música enquanto Vedder questiona a fé cega (Agora temos os dois lados/Matando em nome de Deus/Mas Deus não pode ser encontrado em nenhum lugar, convenientemente). Poderia ser mais pertinente? Atenção: o refrão de "Marker In The Sand" é absolutamente, indescritivelmente espetacular, e ele VAI ficar na cabeça de quem ouvir durante dias. Quem avisa amigo é.

6 - Parachutes
Melodia: Gossard
Letra: Vedder

Uma balada acústica. Pode soar um pouco estranha nas primeira audições, não é uma balada convencional - lembra bastante até John Lennon em sua fase solo. No entanto, e não sei dizer exatamente porque, acho ela de uma qualidade excepcional, posso ouvir duas, três, quatro vezes seguidas. Tenho um carinho muito grande por essa canção. Stone estava inspirado.

7 - Unemployable
Melodia: McCready e Cameron
Letra: Vedder

Uma das poucas músicas pearjanianas onde a batida quebrada de Matt Cameron funciona. Me lembra "Dissident", embora uma não tenha nada a ver com a outra. Possui uma melodia muito boa, com versos inspirados em cima - Eddie Vedder soa como Bruce Springsteen, cantando uma história comum na terceira pessoa para denunciar um problema maior (e universal). Uma canção legal, com grande potencial radiofônico.

8 - Big Wave
Melodia: Ament
Letra: Vedder

Rockzão no estilo que o Jeff vinha fazendo. Rápida, diferente e inspirada, possui um refrão grandioso, que volta de novo aos riffs potentes do verso em um círculo cativante. É de uma simplicidade admirável. Tipo de música que, tocada no início ou no final do show, vai fazer a gurizada se arrebentar na platéia.

9 - Gone
Melodia e Letra: Vedder

Música que começa lenta, vai crescendo aos poucos e explode em um refrão apoteótico. Mas sou suspeito pra falar: fico arrepiado sempre que a ouço.

10 - Wasted Reprise
Melodia: Gossard
Letra: Vedder

A repetição do refrão de "Life Wasted", apenas com a voz e um teclado atrás dando o clima. Uma ótima idéia, melhor que aquelas "estranhezas" que o Pearl Jam costuma colocar nos discos.

11 - Army Reserve
Melodia: Ament
Letra: Vedder e D.Echols

Fraquinha. Não é uma música ruim, mas também não é grande coisa. Tem até uma levada bacana, e a idéia é bem legal ("Army Reserve", ou "Reservista do Exército", não se refere aos reservistas em sí, mas sim às famílias dos soldados). Não me chamou muito a atenção.

12 - Come Back
Melodia: Vedder e McCready
Letra: Vedder

Melhor pegar uma caixa de lenços de papel antes de ouvir essa. Uma balada sobre alguém que já se foi. Simples, cativante e sincera ao extremo, é permeada por um clima de grandiosidade e sofrimento. Se o início já é amargurado (Se eu continuar aguentando/A luz conseguirá me alcançar?), ser levado pela música até o refrão (E nas noites eu espero por/Uma possibilidade de que possa te encontrar nos meus sonhos/Algumas vezes você está lá e está falando comigo/Chega de manhã e eu posso jurar que você está ao meu lado), o belíssimo solo de guitarra e o final com Vedder gritando desesperado (Eu estarei aqui/Volte/Volte) é uma experiência única.

13 - Inside Job
Melodia: Vedder e McCready
Letra: McCready

Última música do disco, que faz referência à Doença de Chron, da qual o guitarrista Mike McCready sofre. Começando com uma atmosfera sombria, floydiana, a canção vai ganhando força. Conforme o resto da banda entra, ela fica grandiosa, levemente otimista. A melodia é sensacional, e prova mais uma vez que o Pearl Jam é uma das (senão A) bandas mais criativas da atualidade. Sem soar datado, repetitivo ou cover de si mesmo, fizeram uma canção soberba, que aos poucos vai mudando o humor de quem estiver ouvindo. Mais uma pérola, assim como muitas neste disco, que considero mais uma obra-prima da minha banda favorita. E depois do clima "pessmista" do álbum (o mais político que o Pearl Jam já fez), do início meio melancólico da canção, a última frase deste trabalho - envolta no mais cativante clima de otimismo - é arrebatadora:

"A vida vem de dentro do teu coração e dos teus desejos".
Comentários: 0