uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Breve análise dos últimos livros que li - 2
Jogos, trapaças e um barbudo viajante.
Em conflito
Sem licença para dirigir
For the land of the cheesy...
Convenção e sensibilidade
A gênese do futebol
The Good, the Bad and the Nigga
16 bits de pura vitória
Filosofia só na superfície

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Troca a marcha mas não troca o discurso
André - 09 março 2013 - 13:24
Acho que poucas coisas denotam com tanta força a preguiça da sociedade quanto o trânsito. Tipo, o trânsito é sempre ruim, e todo mundo sempre reclama, e todo mundo sempre faz algum gesto incisivo para reforçar seu argumento de que o governo ou as autoridades competentes ou algum aplicativo ou o destino ou outra pessoa devia consertar o trânsito, que segue tornando as ruas uma grande conexão discada e apontando o dedo para Robert Louis Stevenson e dizendo "você estava certo sobre aquele lance de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, cara!".

Falo isso porque, aqui em Porto Alegre, a situação se encontra em estado que só posso definir como tresloucado: motoristas brincam de quebra-cabeças com o posicionamento de seus veículos, ônibus passam tocando o terror no meio da galera, buzinas despejam ID pra tudo que é lado da algazarra. Deve ser até meio frustrante o cara ver todos aqueles comerciais de carro enaltecendo a liberdade apenas para comprar um e descobrir que a nossa liberdade só vai até onde começa a liberdade dos outros, nesse caso representada por um para-choque quinze centímetros à frente. E o pior é que a bunda dos carros sempre parece um rosto feliz, o que torna tudo ainda mais agoniante porque dá a impressão de que aquele amontoado de engrenagens e metal está tirando sarro de você.

O pior é que não há perspectiva de mudança. É como se tivéssemos sido vencidos pelos automóveis e fossemos obrigados a viver nessa ditadura de eterno estresse, sem nenhum Robespierre da vida chegar gritando "Liberté! Egalité! Formas alternativas de locomoção no espaço público!". E olha que os elementos que compõem a atual conjuntura automobilística na cidade (todos eles relacionados a expressões como "raiva", "frustração" e "bater a cabeça no volante") são bem parecidos com aqueles que dão início a uma revolução. Mas parece que o ditado se corrobora e nós, os criadores, estamos fadados a viver presos dentro de nossas criaturas, quer o sinal esteja fechado ou aberto.

Dentro desse contexto, o ar-condicionado é o ópio do povo.
Comentários: 2