uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Aquém da Imaginação
Feliz Segunda-Feira
Fora de formas
Feliz Segunda-Feira
Drifting
Na Europa
Feliz Segunda-Feira
Feliz Segunda-Feira
Inspiração
Feliz Segunda-Feira

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Só na filosofia
André - 14 agosto 2011 - 21:12

A Árvore da Vida (The Tree of Life)
5/5

Direção: Terrence Mallick
Roteiro: Terrence Mallick

Elenco
Brad Pitt (Sr. O'Brien)
Jessica Chastain (Sra. O'Brien)
Sean Penn (Jack adulto)
Hunter McCracken (Jack criança)

A Árvore da Vida conta a bela e filosófica história de um monte de imagens bonitas e acompanhadas de questionamentos filosóficos em off. Ah sim, e também acompanhamos a rotina de uma família enquanto ela... bem, enquanto ela vive e coisas rotineiras e filosóficas acontecem ali no meio.

Terrence Mallick é um sujeito que parece ter a natureza no seu círculo mais íntimo de amigos. Certamente a chama pra jogar pôquer na sexta de noite ou para tomar uma cerveja. Isso é algo que fica bastante claro em sua filmografia, onde muitas vezes a paisagem é quase uma personagem e também sofre com as circunstâncias da história. Assim, não é surpresa que A Árvore da Vida represente de forma lacrimejante a força da natureza e a presença insignificante do homem perante toda essa balbúrdia.

Onde está seu Sócrates agora?

A ausência de uma estrutura narrativa sólida a princípio pode ser confusa que nem uma convocação da seleção brasileira (o filme com frequência zomba da linearidade, se mistura com flashbacks, flashforwards, cenas de dinossauros, e por aí vai), mas tudo faz parte do plano do titio Terrence para provocar a reflexão no espectador. Assim, o diretor prefere se ater mais ao arrebatamento emocional e à construção de conceitos através de imagens do que entregar ao público algo mais palatável - uma linguagem mais complexa, claro, e não necessariamente melhor ou pior do que outras, mas que se aplicou perfeitamente a este caso.


A Árvore da Vida começa enfocando uma tragédia familiar, e já aí Mallick mostra o poder de sua câmera, ao deixar a Sra. O'Brien pós-tragédia sempre deslocada, quase fora do quadro. Esse tipo de MALANDRAGEM permeia o filme de cabo a rabo, criando momentos tão cheios de significado que possuem mais conteúdo do que muitas pessoas por aí (inclusive algumas estavam comigo na sala de cinema. Mas divago). Assim o velhote Mallick nos leva a um passeio pela dor da família para, logo depois, em uma decisão que qualquer um de nós também faria, mostrar o início dos tempos (há até um momento que mostra duas galáxias, uma em formato fálico e outra de ovário, simbolizando esse nascimento). É quando, através de algumas das imagens mais deslumbrantes que você já viu numa tela de cinema, somos levados a presenciar todo o poder e a força da natureza enquanto, através de narrações em off, algumas das personagens questionam a ausência de Deus.

A diferença entre a natureza e a fé já havia sendo apresentada no início, quando a Sra. O'Brien fala da diferença entre a "Graça" (boa, cheia de amor e compaixão) e a "Natureza" (dura, rígida, enfim, algo que não é flor que se cheire, com o perdão do trocadilho). Mas, ao longo da produção, Mallick parece querer desafiar essas concepções. Sim, a natureza parece começar fazendo bullying aloprado, com um monte de explosões e coisas gigantescas indicando que somos o CQC do universo (= insignificantes). Só que a divindade, a "graça", também parece dura na queda, ignorando as súplicas e dúvidas que são feitas. E a determinado momento, quando os dinossauros ainda eram os patrões do lugar, vemos um desses bichos poupando a vida de outro por pura compaixão. A natureza não parece tão bicho do mato agora, parece?

A partir daí, vamos acompanhando a evolução da vida, e as alterações nas pequenas células mostradas por A Árvore da Vida se assemelham bastante visualmente às imagens do universo que a produção já mostrou. A sucessão de eventos leva ao nascimento de Jack, filho dos O'Brien. A amplitude conferida por Mallick às cenas da evolução (ainda que sejam de coisas microscópicas) e ao nascimento do pimpolho dão a entender que um ser humano, mesmo que insignificante, é ele próprio um universo também.Assim, Jack cresce dividido entre a bondade de sua mãe (sempre banhada em luz, com figurino claro e leve, frequentemente tendo uma paisagem bonita ao fundo) e a rigidez do pai (corte de cabelo militar, movimentos contidos, sempre com a mão sobre os ombros dos filhos, representando a pressão que coloca sobre eles). Uma divisão semelhante àquela entre "graça" e "natureza" apresentada no início. Mas aos poucos vamos percebendo que eles, sendo um universo também, abrigam as duas coisas, embora de forma distintas: enquanto o Sr. O'Brien possui uma fé pragmática (ir à igreja, rezar na hora das refeições) e suas relações com a natureza são sempre no sentido de construir ou reparar alguma coisa (a grama, a árvore, a horta, etc), a Sra. O'Brien parece fluir com tudo, levando a fé a níveis mais filosóficos e vivendo em extrema comunhão com a natureza (é abordada por animais, passeia descalça pela grama, vive caminhando pro entre árvores e vegetação em geral, etc.).

"Pai, mãe, vocês dois lutam dentro de mim. Sempre lutaram, sempre irão lutar". Jack cresce dividido entre o amor da mãe e a dureza do pai, mas sempre pendendo pro lado do velho (que, afinal, é o exemplo de homem que o guri tem. E também porque já comeu a Angelina Jolie, né). Daí quando descobre que nem Deus nem seu pai precisam ser bons, o pimpolho decide não jogar no time dos bonzinhos que sua mãe tanto prega (algo que Mallick representa ao mostrar um túmulo com a inscrição "Gracy", mesma pronúncia de "grace", que é "graça" em inglês). Despido da graça e acreditando que o mundo é só dureza, Jack cresce para substituir as árvores da vizinhança por megalomaníacos arranha-céus (percebam que Mallick filma os prédios no mesmo contra-plongée que filma as árvores), vivendo a fantasia do pai (torna-se um sujeito de sucesso) mas longe do calor e paixão da mãe (sua amargura fica clara na câmera inquieta, nas constante expressão de tristeza, na claraboia que simboliza sua prisão e no seu apartamento, branco e sem vida - a única planta que entra ali já está morta).

Mas isso não é tudo: o filme vai e vem no tempo e no espaço, explorando as características de suas personagens para provocar questionamentos filosóficos. E faz isso utilizando uma pá de planos-detalhe e cenas que fazem às vezes de roteiro e nos entregam características do personagem ou da história. É impossível elencar todos os simbolismos aqui, embora alguns sejam mais fortes (o casal separado pelo vidro; a árvore sem folhas após a morte de um dos filhos da família; Jack nadando pra fora do lar cheio de água ao sair do útero). É um trabalho minucioso, cuidadoso, que resulta em uma experiência extremamente intensa. E não só o público é arrebatado pelo visual do filme como sai da sessão repleto de questionamentos na cabeça.

Além da trilha que ora soa intensa ora soa quase gospel e de saber quando deixar tudo na quietude total (há algo de mágico em ver o universo nascendo sem som nenhum), Mallick trabalha com um elenco mais afiado do que diálogos do Aaron Sorkin: sempre com movimentos contidos, tom de voz controlado e expressão de poucos amigos, Brad Pitt ilustra bem a pressão que o Sr. O'Brien põe sobre seus filhos, contrastando totalmente com a leveza, doçura e o olhar constantemente apaixonado que Jessica Chastain imprime à Sra. O'Brien (sem falar, claro, da beleza quase injusta da moça). E se Sean Penn expressa bem a angústia de Jack nos poucos minutos em que aparece em cena, Hunter McCracken convence o espectador com folgas de todo o FUZUÊ que assombra a cabeça do Jack jovem.

Mais uma vez Terrence Mallick chama na filosofia e deixa todo mundo pra trás. A Árvore da Vida é tecnicamente irrepreensível e uma daquelas obras atemporais, que continuam pertinentes em qualquer década, em qualquer século, em qualquer mundo ou dimensão. Um filme corajoso que expressa suas ideias através de cenas mais lindas e apaixonantes do que a Olivia Wilde suada e bebendo cerveja. Cento e trinta e nove minutos de pura magia cinematográfica.

Marcadores:

Comentários: 0