uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Bombardeio nada cirúrgico
Pós-Oscar
Life in Technicolor
Discurso sendo interrompido por música 2009
I want to run
Dente por dente
Curtas
The Oscar is (not) on the table
Semi-considerações futebolísticas
Back in the USSR

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Analisando trailers
André - 01 março 2009 - 22:25
Uma adaptação de outra obra ou evento histórico não precisa ser 100% fiel. Quando o roteirista Frank Miller fez a graphic novel intitulada 300 de Esparta, então, ele colocou os fatos de forma a construir uma narrativa épica, com personagens memoráveis e, mais importante, onde o leitor se identificasse e torcesse pelos protagonistas - no caso, os espartanos. No momento em que hollywood se propôs a adaptar o GIBI, não pude deixar de correr pela casa fazendo aviãozinho, pois a coisa não pode ficar mais heróica do que isso. As primeiras imagens foram de tirar o fôlego, e tudo indicava um filmaço. Então saiu o primeiro trailer, que coloco abaixo numa versão toscamente legendada porque foi a única que achei:



Foi quando uma matilha de avisos estalou na minha cabeça. Ok, é um filme supostamente épico e tal, mas por que tanta câmera lenta? E qual é a moral daquela trilha METAL em um filme que devia ser emocionante? E por que a voz do narrador parece mofada? E por que Leônidas grita desesperadamente o tempo todo, como um goleiro que tem à sua frente uma zaga ruim? E por que ele precisa a aprovação da mina pra chutar o cara pro poço? Eles não eram os machos transbordando de testosterona e tal? E por que o Abominável, inimigo do Hulk, luta pelos persas? E quem é aquele gordão com as espadas no lugar de braços? E como diabos esse gordão faz pra comer?

Ignorei todos. A história prometia, as imagens ainda eram incríveis, e o diretor Zack Snyder teria que fazer um pacto com o diabo pra transformar aquilo num filme ruim. Mas, mostrando que o ser humano sempre se supera, ele conseguiu. E, o pior de tudo, foi aplaudido por isso.

Os anos passaram e Zack Snyder, provando ser mesmo o anticristo, resolveu adaptar Watchmen, a mais comentada e famosa das graphic novels. Nessa maxisérie em doze edições, o roteirista Alan Moore pegou um grupo de super-heróis bobinhos e os atirou em um mundo real, onde as ações dos mascarados possuem consequências (os EUA vencem o vietnã; greve da polícia; protesto por parte dos cidadãos; caça aos encapuzados). Utilizando flashbacks, antecipações, ironia e uma estrutura original (incluindo uma história dentro da história), Watchmen constrói um mundo plausível, onde os heróis enfrentam dilemas éticos e psicológicos. Não vou me aprofundar muito, mas já dá pra perceber que a narrativa da coisa é mais centrada em diálogos e decisões do que em cenas de ação, certo?

Bom, começaram a pipocar imagens da adaptação, joguinhos de marketing e tal, até o surgimento do inevitável trailer:



E, novamente, certas questões surgem na minha cabeça: por que, afinal, o uso exagerado da PORRA DA CÂMERA LENTA, um recurso eficiente mas que perde a força quando utilizado de forma excessiva? E por que as cenas de ação com o FF / REW do videocassete, sem nenhum motivo para isso a não ser o "vejam, fiz cenas de ação estilosas, eu quero ser matrix!"? E por que a tentativa de transformar Rorscharch no mocinho da trama durante o trailer, se no final o cara se contradiz com aquele "o mundo vai olhar para cima e gritar 'salve-nos', e eu vou dizer 'não'"? E por que a trilha épica e focar nas cenas de ação, quando elas são auxiliares na trama original?

Não, dessa vez não dou crédito. Watchmen, a adaptação, estréia sexta, e eu com certeza vou conferir, e com certeza vou assistir compreendendo que, por mais fiel que seja, existem coisas que precisam mudar na transição das páginas pra telona. Mas já deixo meu palpite aqui: o filme vai ser mais desastroso do que ver Orteman no time titular do Grêmio. Aliás, qualquer coisa que coloque no seu material de publicidade a frase "do visionário (sic) diretor de 300" não merece ser levada a sério.

Marcadores:

Comentários: 1