uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Amigos
Série Acadêmica
Tá Prontoooooo!!!
Disque M para...
Adequação
Insônia
Não sabe brincar, não brinca!
Uno
Zizou, vai tomar no cú
Barcamp POA - 09 e 10/12

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Colaboração é o que há
Kleiton - 12 dezembro 2006 - 00:01



No findi que passou teve o barcamp porto alegre, evento que eu divulguei por aqui, mas que pelo jeito não surtiu muito efeito no público cataclismático - considerando-se que o nosso querido bLog foi representado só e tão somente por mim. Mas enfim, vamos ao que interessa: o barcamp é o formato de (des)conferência da era da cibercultura, das cibercidades, da cibervida.

Sem palestrantes com PHD (os clássicos PHoDões... tum tum dum... pshhhhh), o evento é livre para quem quiser discutir, livre para quem quiser apresentar projetos, livre para quem quiser expressar sua opinião. O tema? Apesar de variar bastante, a discussão principal foi, resumindo em algumas palavras, "como usar a evolução tecnológia atual para transformar o mundo num lugar melhor". Parece utópico e tudo, mas há alguns anos pareceria utópico falar em um evento sem programação nem palestrantes nem regras definidas. E atualmente rolam barcamps nos 4 cantos do mundo.

Minha participação se restringiu a sábado, e preciso dizer que me empolguei bastante. Destaque para as redes mesh e as políticas de redes comunitárias wi-fi. Porque afinal de contas, a inclusão digital também é um dever do Estado (ler sobre isso na revista da FNDC, a MídiaComDemocracia, n. 1, Jan2006, pg. 26-27).

Precisamos aprender a pensar juntos. A discutir, a debater, a construir conhecimento de forma coletiva. Precisamos ir para a ação, precisamos realmente buscar transformar as coisas. E precisamos muito de mais BarCamps, pra pôr isso em prática.

Beijos nas gurias, abraços pro resto.
Comentários: 2